População pré-colombiana habitou Óbidos

Exibo aqui peças da coleção do ex-prefeito Haroldo Tavares e uma peça exposta no Museu de Óbidos que mostram, claramente, que civilições avançadas ocuparam a calha do Rio Amazonas.

DSC01524 Parte da Coleção de Haroldo Tavares

DSC01554 Parte da Coleção de Haroldo Tavares

DSC01532 Parte da Coleção de Haroldo Tavares

Óbidos 027_edited Esta peça é do Museu da Cidade e traz características impar, como por exemplo a saia, as feições e o penteado (que não aparece por está na parte posterior) é um cocó oriental.

PV discute o futuro de Óbidos

DSC01438DSC01449

  No dia 30 de março, mais de 600 pessoas se reuniram em Óbidos, a convite do futuro candidato a prefeito pelo PV Mário Henrique, para discutir o futuro do Município. Foram três palestrantes: Dr. Everi Aquino do DNPM falando sobre desenvolvimento. Deputado Gabriel Guerreiro falando sobre a Amazônia e a sustentabilidade. José Carlos Lima falando sobre as Cidades para os Cidadãos.

No encerramento do Encontro o professor Mário Henrique fez um pronunciamento abordando seu desejo de construir um futuro melhor para o município de Óbidos. Participaram ainda do Encontro uma delegação de Oriximiná liderada pelo candidato a prefeito, também pelo PV, Luis Gonzaga. Vereadores, inclusive de outros partidos, como a vereadora Cléia Guerreiro. E o ex-prefeito Haroldo Tavares.

Frota pública ou passe livre



A Prefeitura de Belém colocou em circulação uns poucos ônibus, que rodam irregularmente, com roteiro que ninguém conhece, custeado com o nosso dinheiro, chamado Passe Livre.

Essa atitude da Prefeitura agride a Lei Orgância do Município de Belém, que determina, no seu art. 149, que Belém terá um Fundo para aquisição de Frota Pública com até 25% do total da frota privada.

O Prefeito deixa de cumprir a Lei para proteger os interesses dos empresários que não querem o Fundo. A Câmara faz de conta que não é com ela. Só resta mesmo o Ministério Público acabar com a farra.

Os cárceres estão lotadas

A situação carcerária no Pará é explosiva. Semana anterior a semana santa houve uma rebelião na penitenciária de Bragança, os presos se revoltaram por causa da comida e da superlotação. Segunda feira foi a vez da penitenciária de Tomé Açu. Com capacidade par 40 presos estava com 80, mas fugiram 22 presos de um vez só. Até ontém ainda não tinham sido recuperados e o Município recebeu mais dois grupos de detentos, um vindo de Santo Antonio do Tauá e outro de Mãe do Rio. A maioria são de presos provisórios.

Paráclito, O Espírito da Verdade

Após a ressureição de Jesus Cristo, com a festa da Vida sobre a Morte, teremos a grande festa de pentecoste, para então aguardamos a vinda do "Espírito da Verdade" aquele que vai julgar e separar os justos, condenando os maus. É bom se preparar, lembrando que produzir poluição ambiental é pecado.

Leonam Cruz Júnior é o novo desembargador

O Tribunal de Justiça reuniu hoje, pela manhã e, após nove votações, optou pela seguinte lista tríplice: Haroldo Guilherme, Edilson Dantas e Leonam Cruz Jr.
Esta composição, além de ser uma bola quadrada na direção do Palácio dos Despachos, pois recheada de interesses, ainda deixou de fora o preferido da Governadora que era o advogado Paulo Sérgio Weil.
A lista mal pousou na mesa de despachos e Ana Júlia, de bate pronto, mandou preparar o ato nomeando o advogado Leonam Cruz Jr com desembargador. Foi um belo gol.

Vila da Barca investigada

O presidente Lula agendou um vinda ao Pará para vistoriar obras federais. Vai precisar incluir uma visita a procuradora federal Ana Karízia Távora Teixeira que está coordenando as investigações sobre a Vila da Barca.

Use a magrela com cuidado

Bicicleta

 

Andar de Magrela é bom, mas requer atenção para evitar acidentes. Algumas dicas para você que anda de bicicleta pela Cidade:

1. Respeite as leis de trânsito, pois assim você garante sua segurança e a do pedestre e evita conflito com os motoristas;

2. Pedale a direita da via e sem ziguezaguear;

3. Nunca pedale na contramão. O pedestre que cruza a rua e o motorista que dobra a esquina só olham para o lado onde vêm os automóveis;

4. Sinalize o que você pretende fazer com antecedência;

5. Tenha certeza que o motorista que vai virar está vendo você;

6. Cuidado com as portas dos carros abrindo.

Deputada Simone Morgado responde

Em nota enviada ao blog, por sua Assessoria de Imprensa, a deputada Simone Morgado responde as noticias que a envolveram em possível corrupção eleitoral, retiradas de gravação relizada durante a Operação Rêmora e anexadas a defesa do vereador Fernando Navarro, no processo de perda de mandato que foi a julgamento hoje no TRE, cujo o resultado foi 4 x 2 pela perda de mandato de Navarro.

O blog democráticamente publica a nota:

NOTA SIMONE MORGADO

Entalados no túnel

Torneio 15 e 16.03.2008 019

São 18 horas. Na Almirante Barroso o trânsito não flui. Motoristas se desesperam e mudam toda hora de faixa para tentar, nesse vai-e-vem, andar alguns metros. São poucos quilômetros que parecem uma eternidade. Stress total. E essa não é a pior parte. No final da rua existe um túnel, feito para melhorar o fluxo de carros, mas é nele que a maioria fica entalado. Uma sensação horrível todos os dias, se queixar pra quem?

A moda das associações

Virou moda criar associações. Até o que não pode ser associado, associam. Associação, como próprio nome indica, é a união de esforço em prol de um determinado objetivo. Mas a gente se depara com cada uma! Esta semana tomei conhecimento que a Prefeitura de Belém manteve convênio com a ACONEXTEL. O que é isso? É uma associação para juntar conselheiros e ex-conselheiros tutelares dos municípios paraenses.
O Conselho Tutelar é órgão previsto no art. 131 da Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, denominada Estatuto da Criança e do Adolescente, que o instituiu como “órgão autônomo, não-jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.” Em cada município brasileiro deve ter pelo menos um Conselho Tutelar, instituído por Lei Municipal, composto de cinco membros e escolhido pela comunidade local com mandato de três anos, sendo permitida uma recondução.
Pela própria temporariedade do cargo de conselheiro, verifica-se a falta de sentido dessa associação. Se levarmos em conta a função de conselheiro, que é fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, aí mesmo é que não faz sentido.
Se não faz sentido a Associação de Conselheiros e ex-Coselheiros Tutelares dos Municípios Paraenses, menos sentido faz ainda o repasse de recursos da Prefeitura de Belém.

Desembargador: lista sai amanhã

A lista tríplice do quinto constitucional será escolhida amanhã pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado. Se os nossos internautas estiverem certos, os nomes dos advogados preferidos e apontadas na nossa pesquisa que encerrou justamente hoje serão:
1. Paulo Weill
2. Haroldo Guilhereme
3. Paulo Klautau.
A lista seguirá para Governadora, que apontará apenas um, que após a posse, sentará na honrada cadeira que foi ocupada por Geraldo Lima.

Viva a militância rebelde do PT de Belém

A deputada Regina Barata acaba de lançar, na tribuna da Assembléia Legislativa, sua candidatura a prefeita de Belém pelo PT, vai disputar internamente com Mário Cardoso, e disso não abre mão. A atitude da Deputada contraria os acordos com o PMDB e que teriam origem na visita de Zé Dirceu semana passada.
Se ainda me lembro de como eram as coisas no PT de Belém, afirmo que os jaús serão derrotados pelos bagrinhos.

Vila da Barca em debate

Hoje acontecerá uma reunião no Ministério Público Federal para debater as irregularidades envolvendo a Vila Barca. O mínimo que Ministério Publico Federal deverá perguntar é: quais os critérios para distribuição dos 132 apartamentos, pois apenas 32 estão ocupados por moradores da Vila e os 100 apartamentos restantes foram ocupados por pessoas trazidas de outros bairros?

Gravação compromete bragantinos

Uma gravação feita durante a Operação Rêmora, anexada ao processo de perda de mandato do vereador brangatino Fernando Navarro, está dando o que falar. O blog Quinta Emenda publicou a nota "A bela e as feras" dizendo que as gravações envolvem a deputada Simone Morgado com financiamento de campanha. No blog Espaço Aberto estão publicados trechos da gravação, onde aparece o nome de Wallace Almeida intermediando as noegociações. Trata-se de Wallace Renato de Almeida da Silva, que no ano de 2006 recebeu 12 salários de R$ 3.000,00 cada, para prestar serviços técnicos de arquitetura à Prefeitura Municpal de Bragança.

PV realiza Encontro Amazônico e aprova Carta de Belém

Encontro amazônico 022

A Partido Verde reuniu em Belém dirigentes nacionais e dos estados da região, ontém, na Assembléia Legislativa e aprovou um documento chamado "Carta de Belém" com as principais bandeiras, com as quais pretende enfrentar o fenômeno das "mudanças climáticas". Leia a Carta:

"CARTA DE BELÉM

O Partido Verde, através de seus representantes dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão e Tocantins) e dos membros da Executiva Nacional, reunidos em Belém, Pará, no Encontro Amazônico, em mobilização para a realização do Global Greens, no dia 15 de março do corrente ano, tendo como tema central “As mudanças climáticas”, reafirmando, também, a convicção partidária de que os problemas sociais - desigualdade no acesso as condições elementares de vida; desigualdade no acesso aos meios de aprendizagem e ao conhecimento básico; desigualdade no acesso ao mundo do trabalho; desigualdades associadas à discriminação socioculturais - e ambientais devem ser tratados numa perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população e, ainda, preocupados especificamente como aquecimento global e com os altos índices de desmatamentos que atingem, a floresta amazônica, resolvem:

  1. Reafirmar a posição aprovada no Encontro do Conselho Nacional do PV, em 2005, pela “Moratória no Desmatamento na Amazônia”;
  2. Reforço à fiscalização ambiental na Amazônia com o aumento do número de agentes da União, Estados e Municípios, bem como a integração desses agentes nas ações de combate aos crimes ambientais;
  3. Afirmar um modelo de Federação que defina claramente o papel da União, dos Estados e dos Municípios, principalmente as suas competências legislativa e executiva com relação ao meio ambiente e os recursos naturais;
  4. Implementação imediata do Zoneamento Ecológico-econômico em toda a região, entendido como um processo dinâmico e permanente;
  5. Pagamento de salário desemprego aos trabalhadores oriundos de serrarias e carvoaria fechadas pelos órgãos ambientais, com imediata capacitação para a readaptação desses trabalhadores a novas funções para o mercado de trabalho;
  6. Incentivar a criação, em todos os estados da região, tanto em nível municipal quanto estadual de “secretarias especiais de combate às mudanças climáticas”;
  7. Incluir na reforma tributária o “princípio do poluidor pagador” como ônus e os “serviços ambientais” como benefício fiscal, sem aumento da atual carga tributária.
  8. Adotar como critério para repartição do FPM e Cota-parte a existência de reservas e áreas de proteção, como compensação ambiental;
  9. Atribuição de responsabilidades em toda cadeia produtiva, incluindo o consumidor como co-responsáveis pela produção ambientalmente incorreta;
  10. Adoção de políticas urbanas de combate à poluição, através das seguintes medidas:

a. Redução, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos;

b. Incentivo ao uso de transportes coletivos de qualidade e alternativos não poluentes como a bicicleta, etc;

c. Municipalização, descentralização e democratização dos serviços de distribuição de água;

d. Política de redução de emissões de gases poluentes automotivos, industrias e domésticos;

Belém, Pa, 15 de março de 2008.

José Luiz de França Penna - Presidente Nacional- PV

Rudson Leite - PV – Roraima

José Carlos Lima da Costa - PV – Pará

Dep. Zezé - Pv- Amapá

Antenor Kloch - PV – Rondônia

Eliane Ferreira - PV – Amazonas

Washington Rio Branco - PV - Maranhão"

Câmara Muncipal de Belém em novo vexame

A Câmara Muncipal de Belém deu um novo vexame. Votou e aprovou um projeto de lei proíbindo venda de bebidas alcoólicas nas quadras, ginásios e estádios. Alguém diria: - boa medida! Mas basta ler o projeto para verificar que a medida só vigorará nos prédios de propriedade da Prefeitura Municipal, ou seja, no Mangueirão, no Benão, no Sousa e na Curuzu bebida, pode!!!

A democracia brasileira é atrofiada

O dia da votação, quando os eleitores saem de casa e sufragam o nome de um candidato, é apenas um ato. Antes, porém, para chegar as candidaturas e as alianças políticas, muita conversa rola nos bastidores. Esses entendimentos decisivos, são feitos sem o eleitor participar de nada. Os caciques partidários se juntam, combinam o jogo e escalam o time, o eleitor apenas vota ou se abstém, e reza para dar certo. Mas não foi ele quem escolheu os caciques partidários que mandam no jogo.
Eleitor é parecido o torcedor do Clube do Remo: não elegeu e nem pode destituir o presidente Raimundo Ribeiro, mas sofre com a sua péssima administração e com os fracassos do Leão.

Não é bem assim!!!

Muitos políticos contam histórias que não são totalmente verdadeiras e muito menos são mentiras. Na verdade, "não é bem assim!!!"

PV realiza encontro amazônico em Belém

Será neste sábado, dia 15/03 começando as 09 horas, no auditório João Batista da Assembléia Legislativa, o Encontro Amazônico do Partido Verde. Discutiremos a revitalização do programa do partidário, as eleições 2008 e o Global Greens e as Mudanças Climáticas, além disso, recolheremos opiniões para uma possível reforma estatutária.

Barco encalha no portal

Parecia cena de filme de ficção. Um barco encalhado em cima de um monte de pedras usadas para entulhar o Rio Guamá, sem sinalização, sem autorização, tudo porque um senhor, nascido em Tracauteua, resolveu aterrar um trecho do Rio para beneficiar uma incorporadora que construirá um resort e ganhará rios de dinheiro.
Imaginem o susto de um barqueiro que há anos viaja de Bujarú, terra do deputado federal Beto Faro, para Belém, conhece tanto o caminho que faz a viagem até de olhos fechados, de repente, numa noite de março, de maré grande, quase dobrando na direção do ver-o-peso, thummm! o barco bate, encalha, a maré secando, aparece embaixo do barco um enorme monturo de pedras que antes não existia, o coitado toma um prejuizão daqueles. Depois disso ninguém e nem um órgão de fiscalização se manifesta e o coitado vai ter que se queixar para o D. Orani, que já tem tanta coisa prá fazer, mas, pacientemente, ouvirá mais essa queixa. Pobre Belém, mesmo assim, eu te quero bem!

Vila da Barca

Enquanto a propaganda do Prefeito exibe fotos da Vila da Barca, uma equipe do Ministério Público Federal, acompanhada de um perito do Exercíto, visitou o local e determinou a paralisação do restinho de obra que ainda estava em andamento. São muitas as irregularidades. Esperem e verão ou esperem o verão.

Cartão de crédito corporativo - fracionamento de despesas

A título de alertar o deputado federal Vic Pires Franco, membro da CPMI dos Cartões Corporativos, publico aqui decisão do TCU sobre o mesmo assunto, Acórdão nº 1.607/2004:
TCU verificou "O uso do cartão de crédito ao âmbito da Administração Pública Federal foi instituído em 1998, com a edição do Ddecreto nº 2.809. Mas somente a partir de 2001, com o advento do Decreto nº 3.892/2001, é que sua utilização se disseminou, passando a ter um crescimento considerável."
TCU determinou "Nas aquisições de bens e serviços com o cartão de crédito corporativo, atente para a possibilidade de ocorrência de fracionamento de despesas, com fuga ao procediemento licitatório, em, afronta ao art. 23 da Lei nº 8.666/93."

Escolha o desembargador

Continua a enquete para que a Governadora conheça a opinião dos internautas sobre o novo desembargador. Vote ao lado.

Mude o consumo para não mudar o clima

Terra no carroCom esse slogan o Idec e o Vitae Civilis lançam campanha para informar o consumidor quanto o consumo influencia no clima. Participe.

Vote no Desembargador

Enquanto não temos eleição direta para juiz no Brasil. Estou fazendo uma pesquisa entre os internautas sobre quem deve ser o novo desembargador pelo quinto constitucional. Está dividida em dois grupos, pois o sistema permite no máximo cinco alternativa e são seis os candidatos. Aproveite e manifeste sua preferência, quem sabe a Governadora Ana Júlia atende.

Trânsito em Belém

Dois entrevistados no Bom Dia Pará, um da CTBEL, falavam sobre o caos nos trânsito de Belém. Muitos carros e poucas vias. Remédio, abrir ruas como a 25 de Setembro, ameaçou o representante do prefeito Duciomar.
A outra entrevistada, uma técnica em transporte, mais consciente, criticou o sistema baseado apenas nos ônibus, sugerindo o estímulo a outras formas de transportes como a bicicleta e o hidroviário.
Ninguém criticou a falta de ciclovias e as construções de edifícios sem planejamento. Só na Conselheiro Furtado, entre 9 de Janeiro e 13 de Maio, são sete novos edifícios. Na Doca são duas torres de 40 andares e um shoping, isso significa mais carros para um mesmo ponto da cidade.
Os dois divergiram quanto a data do caos: 8 ou 10 anos. E você?

Zé Dirceu em Belém

Na mesa dos trabalhos Valdir Ganzer, Paulo Rocha, Zé Dirceu e João Batista e uns poucos militantes assistiam ao ex-ministro falar de investimento do governo federal no Pará. Será que era isso mesmo que estavam tratando? O cenário e os atores não combinavam.
Uma pergunta: qual é mesmo o proposito da vinda de Zé Dirceu ao Pará?

Apagar as luzes pelo planeta

A WWF Australiana, há dois anos, coordena uma campanha de conscientização sobre as mudanças climáticas. A campanha exige que as pessoas apaguem as luzes por uma hora e, neste ano, será no dia 29 de março, saiba tudo aqui.

OAB escolheu a lista sêxtupla

Em um dia tranqüilo na OAB, os advogados paraenses foram as urnas eletronicas e esolheram os seis advogados que irão se submeter a sabatina dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, apenas três integrarão a lista que será enviada a governadora Ana Júlia. Esta foi a ordem dos escolhidos:
1.º - Haroldo Guilherme
2º - Edílson Dantas
3º - Paulo Klautau
4º - Ana Maria Barata
5º - Paulo Weil
6º - Leonam Cruz.
Daqui pra frente a política será nos bastidores: Haroldo Guilherme, Edilson Dantas e Paulo Weil têm fortes padrinhos. Paulo Klautau, Ana Maria Barata e Leonam Cruz correm por fora.
Hoje mesmo já começaram os telefonemas na direção do Palácio da Justiça. Vamos acompanhar atentamente.

Transparência Brasil

O ONG Trasparência Brasil, através de site, disponibilizou para consulta os dados de todos os parlamentares do Brasil e com muitas informações úteis, vale a pena divulgar e acessar. Quanto mais pessoas tomarem conhecimento e ficarem informadas, mais chances nós temos de melhorar o voto. Dito isto. Esta na hora de passar o link Transparência Brasil

Resultado da OAB sai hoje

Hoje, durante todo o dia, os advogados irão a OAB votar nos candidatos ao desembargo, são 11 candidatos para escolher seis. A lista sêxtupla será enviada ao Tribunal de Justiça e os desembargadores escolheram três e a Governadora nomeará apenas um que será o novo desembargador representante do quinto constitucional e asumirá a vaga deixada pelo saudoso companheiro Geral Lima.
Um grupo de advogados realizou uma consulta informal durante todo o dia de ontém e apurou a preferência para os três primeiros colocados:
1º - Paulo Weill;
2º - Aloysio Campos;
3º - Haroldo Gulherme.
Vamos conferir mais tarde quando sair o resultado.

Redes da amazônia

Engravidado de redes - foto do Google

Por que reciclar?

Será que realmente vale a pena reciclar?
O excesso de lixo: Ao longo da vida, uma pessoa joga fora seiscentas vezes seu peso adulto em lixo. Se somarmos esses números, isso significa que um adulto que pese 68 quilos deixará um legado de mais de quarenta mil quilos de lixo para seus filhos.
Sem espaço: por falta de espaço, as cidades não tem local adequado para enterrar ou acumular os lixos produzidos por seus habitantes.
Um problema quente: queimar o lixo é ambientalmente incorreto, pois os lixos queimados em incineradores vomitam gases que contribuem para a chuva ácida, metais pesados tóxicos e dioxinas.
É um questão de bom senso: Diferentemente dos lixões, que simplesmente acumulam lixo; ou da incineração, que gera o problema da chuva ácida, reciclagem remove totalmente o lixo, transformando-o novemente em produto úteis.
É economica: A reciclagem é mais barata do que o uso de lixões ou incineradores. Você pode até lucrar com ela.
Pode salvar os recursos naturais: Nossos recursos são finitos. Se não reciclarmos, eles se esgotarão.
Poupa energia: Um dos benefícios diretos da reciclagem é a conservação de energia. O menor gasto de energia através da reciclagem também proporciona benefícios indiretos.
Ajuda a salvar as florestas tropicais: Estamos preocupados com a Amazônia? Uma forma de fazer alguma coisa é reciclar.

O que é reciclagem?



Definição oficial: a Agência de Proteção Ambiental (EPA) define reciclagem como "coleta, processamento, comercialização e uso de materiais considerados lixo".
Definição clássica (encontrada no dicionário): o mesmo material é usado várias vezes para fazer o mesmo produto - ou um produto equivalente. Isso reduz a quantidade de materiais virgens necessários à fabricação. Os melhores exemplos são as latas de aluminio e as garrafas de vidro.
Definição para os plásticos: reciclagem sem retorno. Um recipiente plástico é usado uma vez, depois o material é usado em um artigo novo diferente. Isso mantém temporariamente o material fora dos vazadouros, mas não diminui a quantidade de recursos utilizados para fabricação do produto original.
Definição do fabricante: se uma fábrica usar o mesmo material duas vezes, considera esse material reciclado. O mesmo se aplica se usarem restos (por exemplo, as sobras de papel depois que os envelopes são abertos).
Definição econômica: reaproveitar algima coisa.

Lá vem o lixeiro!

Todas as vezes que o lixeiro passa na porta de sua casa e que você despacha aquele sacão cheio de lixo, produzido dentro da sua reidência, é como se estivesse se livrando de um peso e a consciência ficasse mais limpa. Nada disso!
Pense onde esse todo lixo vai ser jogado! O caminhão recolhe-o e joga nos lixões ou nos aterros sanitários. Lá, eles vão gerar gases de efeito estufa, alterando o clima do nosso planeta, mas alguns dos objetos que você jogou no lixo simplesmente nunca vão desaparecer: as garrafas pet, sacos plásticos, copos recicláveis, etc.
Pense nisso! E pense logo em reciclagem. É mais do que levar latas e garrafas a um centro de reciclagem - é uma mudança fundamental de comportamento em relação ao que você está consumindo e ao destino final daquilo que você chama de lixo e que pode ser reaproveitado. Começaremos aqui, baseado no manual de reciclagem da The earth works group, a dar dicas sober como reaproveitar o lixo e ajudar o meio ambiente.

Vias violentas

Segundo apuramos as vias onde mais acontecem acidentes de trânsito em Belém, são, pela ordem: Av. Almirante Barroso, Av. Augusto Montenegro, Av. Pedro Alvares Cabral, Av. Júlio Cesar e Av. Senador Lemos e Av. Duque de Caixias. Com a palavra a fábrica de multa CTBEL.

Exterminadores polícias prediam inocentes

A prisão de vários polícias militares envolvidos com grupo de extermínio pode render outras investigações. É sabido por todos que alguns desses polícias presos, somado aos que ainda estão sobre investigação, trabalhavam também para traficantes, sugiro então que seja feito um levantamento nas prisões por eles efetuadas, tenho certeza que vão encontrar pessoas vítimas de arbitrariedades mofanda na cadeia.
Eh! ainda tem gente solta. Ontém, na Pedreira, Sendy da Silva Ferreira, levou um tiro no peito disparado por um homem na garupa de uma moto.

Gabeira é candidato a prefeito do Rio

O deputado Fernando Gabeira é o candidato do PV e de um frente de partidos a prefeitura do Rio de Janeiro. Gabeira é a cara do Rio de Janeiro e poderá apresentar um programa de governo diferenciado, destacando políticas públicas capaz de construir uma cidade sustentável. Leia notícia aqui.

Grandes furtunas ameaçam a reforma tributária

Autorizado a sua criação no art. 153, VII, da Constituição Federal, a instituição de imposto sobre grandes furtunas nunca saiu do papel e, na reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, volta a assustar os mais ricos que se mobilizam para barrar a idéia e até excluí-la da Carta Magna.
Fernando Henrique quando era senador apresentou uma proposta de lei complementar que foi engavetada, mesmo como presidente não foi capaz de vencer a resistência dos poderosos.
Mesmo o PT, com todos os seus 28 anos de história e com toda a popularidade do presidente Lula, não moveu uma palha em favor do imposto e a Constituição Federal vai virando letra morta.
A inércia e o poder dos poderosos animou o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) a apresentar uma emenda constitucional suprimindo-o do nosso ordenamento constituicional.

Senado Verde

Com o título Senado Verde, o Senado Federal publicou um boletim especial sobre meio ambiente, é uma excelente inciativa. Acesse baixe o arquivo aqui.

A navalha não cortou fundo

A operação "Navalha na Carne" e a Segup foram novamente desafiadas pelos pistoleiros que atuam em Belém.
Ontém um homem de identidade ignorada foi assassinado por motoqueiros no canal da rua Nina Ribeiro, entre as ruas Américo Santa Rosa e Silva Rosada no bairro de Canudos, depois de receber vários tiros, o homem caiu dentro do canal.
Além de descobrir quem continua agindo, a Segup precisa tirar da Corregedoria da Polícia Civil os inquéritos engavetados por puro corporativismo.

Coreto da Praça da República destruído

Aos poucos o efeito do tempo, do abandono e da utilização como dormitório para habitantes de rua, vem causando impacto no belo Coreto da Praça da República. As marcas de destruição são visíveis. É preciso providências. Apelar pra quem? Enquanto não descubro, publico as fotos que fiz no domingo:

IMGP2341

IMGP2344

Calçadas da Cidade

Lí a análise de Lúcio Flávio na edição do Jornal Pessoal sobre a sucessão muncipal e achei superficial, principalmente quando analisa a Administração Duciomar.

Esperava mais. Não tem uma palavra sobre a propaganda enganosa que o Prefeito anda veiculando, com no caso da Vila da Barca e das calçadas apelidadas de "Faixa Cidadã". Olhem a foto e compare com aquela da propaganda da Prefeitura de Belém que está nos painéis espalhados por toda Cidade. Ah, esta calçada fica na Avenida Assis de Vasconcelos logo após a Avenida Nazaré e a foto foi feita no domingo. Se quiserem outros exemplos basta pedir que publico.

IMGP2347

Jarbas Passarinho, Saulo Ramos e o Código da Vida

Ganhei de presente do Dr. Daniel Lavareda o livro de Saulo Ramos, Codigo da Vida. Na página 280 o escritor cita Jarbas Passarinho dizendo que o simpático político paraense "costuma enumerar os atos bons praticados pela chamada "revolução". Alguns realmente válidos. Isuficientes, porém, para um processo de canonização... A ditadura militar mereceu os adjetivos de arbitrária, cruel, violadora de direitos, mas niguém a chamou de corrupta." Em seguida Saulo Ramos acusa a didatura de, nos casos da Panair e Mannesmann, ter praticado corrupção.

Comentando com Ronaldo Passarinho, este me deu a conhecer a carta de Jarbas Passarinho e a resposta de Saulo Ramos que publico aqui. Primeiro um resumo sobre fato, por ser bastante longa, da carta de Jarbas Passarinho a Saulo Ramos, em seguida a íntegra da carta de Saulo Ramos.


Jarbas Passarinho a Saulo Ramos:

Na carta enderaçada a Saulo Ramos, Jarbas Passarinho afirma que só defendeu o que tem certeza que pode defender e não o indefensável. "Eu era governador do Pará quando a Panair foi fechada. Não tive nenhuma informação prévia ou posterior, mas Castelo Branco era incorruptível." No caso da Mannesmann, Jarbas diz que "tenho grata recordação quando resolvi sem qualquer violência, a greve dos metalúrgicos de Minas, e da alegria do dirigente alemão que, ao amanhecer do dia seguinte de meu diálogo com os grevistas, bradava pelo telefone: 'Senhorr ministra, o fumaça está no ar!'. Referia-se à retomada do trabalho e a fumaça que saía da chaminé da siderúrgica."


Saulo Ramos a Jarbas Passarinho:

"Meu caro, admirável e sempre Senador Jarbas Passarinho:
Recebi sua longa e linda carta. Li-a com atenção. E agradeço.
Felicito-o pelos 88 anos com inteligência privilegiada e a facilidade em escrever, o que, afirmo, tornou-me leitor cativo de seus artigos de jornal. Nada tem de "marginal da literatura."
Fico honrado com sua leitura de meu livro e, creia, as divergências sobre fatos e como forma vistos em cada época e em suas circunstâncias, não alteram o respeito que lhe devoto e sobretudo na sua honestidade de propósitos de homem moralmente bem formado, que sempre reconheci.
Eunice lembra-se com muita saudade de sua filha Angélica e do Dr. Mesquita nos tempos em que trabalharam na Eletronorte, de onde Paulo Brossard a requistou para servir no Planalto.
Hoje vivemos no interior de São Paulo, no inverno em Ribeirão Preto e, no verão, em Serra Negra.
Preferi responder-lhe através de email, em vez de fazer uso do correiro normal, primeiro porque mais rápido, segundo porque mais limpo. Espero que não se importe. É, também, uma forma de deixar em seus arquivos o meu endereço eletrônico.
Com todo respeito e admiração, meu abraço
Saulo Ramos"

Pegada Ecológica, o que é isso?

As instituições de pesquisas e ONG' ambientais têm se esforçado para medir o tamanho dos impactos que nossas atividades tem causado no Planeta. Uma das mais utilizadas é a Pagada Ecológica, ela mede quanto da Terra seu estílo de vida esta consumindo. Sabendo dessa informação você pode começar a fazer mudanças e adaptações que lhe permitam viver bem sem crise de consciência ambiental.

Para colaborar estamos publicando um link para você conferir sua pegada. Após o clik, escolha no mapa do seu país o idioma e preencha o formulário. Vá em frente e tome consciência em favor do meio ambiente.

A navalha ainda não entrou na carne

O que foi relevado até agora no caso do Esquadrão da Morte é mesmo a ponta do iceberg. Segundo fonte ouvida pelo blog as investigações da "Operação Navalha na Carne" não revelaram apenas membros da PM, faltam pessoas da outra instituição e até de outros poderes. Tudo já foi apurado e esperamos que não sejam abafados, com a palavra o Dr. Gilberto.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB