Semana movimentada pelas eleições

O carnaval, o recesso parlamentar e a chuva formaram o clima para muitas conversas de bastidores, com vistas as eleições para prefeito de Belém. Segundo o Blog Quinta Emenda o prefeito Duciomar e Paulo Rocha conversaram durante almoço no Crowne, Dudu deve ter prometido a vice para o PT, mas Paulo quer a vaga do senado em 2010. Aldenor Jr acerta a intenção de Mário Cardoso que mira na candidatura de prefeito, mas deixará o campo aberto se for indicado a vaga no TCM. O mês de março promete.

Não foi desmatamento, mas apenas a floresta que caiu do galho, deu dois suspiros...

O presidente Lula tem um discurso para cada setor da sociedade. Primeiro ficou assustado com os números do desmatamento divulgado pelo INPE, chamou uma reunião de emergência, baixou normas, proibiu, colocou 36 municípios na lista negra, aumento o contigente da Polícia Federal. Tudo isso na frente da ministra Marina e das ONGs.
Os sojeiros, como Blario Maggi; os pecuaristas, como Daniel Dantas e seus sócios ocultos, reagiram, cobraram explicações, o mesmo indigando presidente Lula do dia anterior conseguiu construir um outro discurso e uma outra face. Agora os números foram amenizados e o desmatamento não passa de um pequeno tumor que não é câncer. Para arrematar, o Presidente afirma que não existe culpados, ou seja, a floresta se deflorestou sozinha

Décima segunda execução na grande Belém

Desta vez foi William da Silva Santos, 19 anos, assassinado com dois tiros, no bairro da Cabanagem. Um homem que estava em uma moto, conduzida por outro assassino, desceu da garupa, desferiu os tiros, motaou na moto e saiu tranqüilo, sem ser importunado. O Blog contou doze execuções desde o início deste ano. É grave, Dra. Mary Cohem.

Comunidade internacional clama: FARC liberem todos os sequestrados

A companheira do Partido Verde colombiano Ingrid Betancourt continua sequestrada, leia o cronograma, e em poder das Forças Armadas Revolucionárias Colombiana - FARC, como ela existem quase 3.000 colombianos também sequestrados. Essa é a razão de nos unirmos a comunidade internacional para protestar contra qualquer metódo de luta que não respeite os direitos humanos. Leia o manifesto internacional e filie-se a essa luta.

Assentamentos de reforma agrária desmatam a Amazônia

Os assentamentos de reforma agrária contribuem decisivamente para o aumento dos desmatamentos na Amazônia, esta é uma constatação do IMAZON a partir da detecção feita pelos aparelhos que monitoram a Região.
"O desmatamento nos Assentamentos de Reforma Agrária em novembro de 2007 detectado pelo SAD totalizou 9,48 quilômetros quadrados (<2% do total registrado nesse mês).
Os Projetos de Assentamentos mais desmatados foram Josimo Tavares (município de Conceição o Araguaia) e Rio Campo Alegre (município de Santana do Araguaia). Em dezembro de 2007, o esmatamento nos assentamentos representou 14% do total registrado no Estado, porém em ermos absolutos o desmatamento foi menor: 7,2 quilômetros quadrados. O Assentamento
mais desmatado foi o Rio Preto (município de Santana do Araguaia) com 6,64 quilômetros quadrados."

Os fatos nos colocam contra a parede. A reforma agraria é necessária, porém, na medida em que a terra é distribuída, o colono vira um produtor rural como outro qualquer e passa a fazer parte do mercado, desmatando para plantar ou criar.
Não adianta romantismo, a velha palavra de ordem camponesa está em vigor: onde corre o pau, corre o machado e também a motoserra. A floresta não resiste e cede espaço para a agricultura e a pecuária num rítmo cada vez maior.
Os assentamentos podem estar virando um grande negócio, pois desmatam sem serem importunados, vendem a madeira toda documentada, coisa que a indústria madereira não está podendo fazer. E a área, depois de limpa, pode parar nas mãos de um grande produtor.
O Governo do Estado e dos municípios adotam uma postura de empurar o problema para o nível federal e para a comunidade internacional, enquanto isso a floresta esvai-se. Os militantes de esquerda ou autoproclamados assim usam suas camisetas de protestos e adesivos com palavras fortes, alguns são de papel reciclados, que é para não doer tanto a conciência. A luta, irmãos!

Disputa por Belém promete

A disputa pela prefeitura de Belém terá lances inusitados. Esperem. Para começar, nenhuma das três maiores forças políticas do Estado pode aparentar tranquilidade: PSDB, PT e PMDB. Quem não souber escolher os aliados ou os adversários de 2008 comprometerá irremediavelmente 2010. O PSDB não sabe o que fazer com o DEM e sua candidata Valéria e nem como resolver suas pendências com Duciomar. O PT tem três candidatos (embora um deles esteja, como sempre esteve, fazendo -se de díficil para conseguir um lugar ao sol, que se traduz em um vaga de conselheiro) e um débito com o PMDB de Priante. O PMDB cobra a fatura do PT, mas, se não for pago, ainda não pode romper, pois precisa desesperadamente de apoio em Ananindeua.
Edmilson continua na frente nas pesquisa, mas não tem tempo de televisão, seu partido não tem base e nem consegue aliados para sua empreitada.
Duciomar é campeão de rejeição e, mesmo com todo o esforço, asfalto e dinheiro para os centros comunitários, seu crescimento na pesquisa foi pequeno e sua rejeição, a maior entre os candidatos, continuou firme e forte.

Décima primeira execução em Belém

José Rodrigues de Lima Neto, 35 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça, ontem à tarde, no bairro do Marco. O disparo foi feito por um homem que desceu da garupa de uma motocicleta. É a décima primeira execução na Grande Belém só este ano e ainda estamos no mês de janeiro.
Delegado Justiniano, agora que o Senhor assumiu definitivamente o Comando da Polícia Civil, tá na hora de apresentar um plano de trabalho para apurar essas mortes e mais: quem está por trás desses jovens que todos os dias assaltam e fazem reféns nos bairros, como se precisassem desesperadamente de dinheiro ao ponto de arriscar tudo? O senhor já reparou que a faixa etária está entre 18 e 25 anos? Ah! a maioria, aparenta, ter pouca experiência no ramo? Tem mais coisa delegado por trás disso, não precisa ser formado na scotland yard ou no FBI para deduzir.

Bacia do Tucunduba, Prefeitura de Belém não cumpre contrato

O Ministério Público Federal enviou Recomendação ao prefeito Duciomar Costa para que cumpra imediatamente com o Contrato celebrado com a CEF, no valor global de R$ 10.890.000,00, cuja vigência encerra em 2008, tendo a Caixa Econômica liberado os recursos, porém a Prefeitura só executou 29,92% da obra, deixando inclusive de construir a Estação de Tratamento de Esgoto, considerada fundamental para continuidade dos serviços restantes. A recomendação é assinada pelo procurador federal Alexandre Silva Soares.

Na Vila a barca está parada

Inauguraram, filmaram, exibiram, mas as obras da Nova Vila da Barca estão paradinhas, paradinhas. Enquanto isso nova denúncia foi protocolada, desta feita no Tribunal de Contas da União.

Crime Eleitoral

Através do Procedimento Eleitoral nº 1.23.000.000002/2008-12, o procurador regional José Augusto Torres Potiguar, determinou a Polícia Federal que apure a prática de crime eleitoral praticado pelo prefeito Duciomar Costa. vamos aguardar.

Marreteiros governam Belém

Nossa pesquisa sobre a desocupação da Presidente Vargas está chegando ao final, e 84% diseram sim a retirada dos camelôs. A jornalista Rejane Barros, antenadíssima, (Rose, minha esposa, aos domingos, lê a coluna para saber das dicas e segue todas) publica a nota:

"pra boi dormir
Será que 400 e poucos marreteiros têm mais força do que uma população de mais de 2 milhões de pessoas que já demonstram por a + b que não querem mais essas barracas enfeiando Belém? Ou será que vai ter que nascer o clone de Magalhães Barata pra dar um jeitinho nisso?"

As execuções ganham espaço na Grande Imprensa

Sob o título: Esquadrão da morte age em Icoaraci, o jornal O Liberal deste domingo denuncia um esquema de extermínio em Belém, confirmando aquilo que o Blog vem bradando. Segundo o Jornal, o esquadrão está concentrado em Icoaraci, o que não é verdade. O garupeiro da moto desce e atira, depois seguem livres, sem serem importunados. O povo cala com medo e a Polícia nem desconfia quem foram os executores e nem os mandantes.

Delegado Justiniano

Delegado Justiniano, desculpe divulgar essas informações no dia da sua nomeação, recebi-as faz alguns dias e demorei a postar porque estava checando as informações no Tribunal de Justiça do Estado do Pará e no Diário Oficial do Estado, como todos os processos de fato existem, resolví publicá-las.

"Na Polícia Civil reina o Caos! E, engana-se quem credita os desmandos, a inoperância, a falta de planejamento e estratégias para o combate à criminalidade ao Sr. JUSTINIANO. Chegamos ao ponto em q. o FBI condecorar policiais por crimes NÃO DESVENDADOS! (O caso dos adolescentes assassinados nas matas da CEASA). Disponível no site: http://www.policiacivil.pa.gov.br/node/416
E quem está por trás de tudo isso? Dizem que é o delegado PAULO ESTEVÃO TAMER, que conta com um passado conturbado. Foi denunciado (e por isso exonerado do cargo de Delegado Geral no ano de 1993) por crime de Falsidade Ideológica. Usava uma Carteira de Identidade em nome de Raimundo Soares p. realizar depósitos bancários. (a ação prescreveu).
Atualmente responde, em co-autoria por crime de TRÁFICO DE ENTORPECENTES (junto SILVIO CARLOS BAIA SANTOS – filho do Ex Governador Carlos Santos) – Processo nº
199730029881 que tramita em 2º grau no TJ/Pa. Em 2002 foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial na Sec. de S. Brás contra ele por TENTATIVA DE HOMICÍDIO. Nada foi feito. Atualmente responde aos processos nº 200320042655 – Queixa Crime, vítima WALMIR HUGO PONTES DOS SANTOS JUNIOR e 200720517365 – Ameaça. Vítima RUBENITA MONTEIRO PIMENTEL (esta, também Delegada de Polícia.)
Passou alguns anos no Ostracismo, escondeu-se sob “atestados médicos” e montou uma empresa de vigilância.
Recentemente, no DIARIO DO PARÁ, coluna de GUILHERME AUGUSTO, de 11.12.2007, em nota sob o título “Tiro certeiro” o jornalista escreveu que um “roubo de R$ 30 mil ou mais de um cofre da tesouraria do clube está sendo investigado pelo delegado Paulo Tamer, que é, vale lembrar, remunerado para fazer a segurança dos associados no clube”. O que mereceria um pedido de explicações em juízo ou apuração da Corregedoria passou despercebido. Aliás, a Corregedoria está sob o seu controle, perseguindo outros policiais.
Conforme consta no DIÁRIO OFICIAL Nº. 30913 de 26/04/2007, através da PORTARIA N.º 317/2007-DGPC/DIVERSOS, DE 18/04/2007, BENESSULY o designou presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO E CONTRATOS da PC! Imagina os acordos q. devem ocorrer...
No DIÁRIO OFICIAL Nº. 30841 de 11/01/2007, foi nomeado Diretor, em ato do Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado. Em 06/11/2007 (DIÁRIO OFICIAL Nº. 31041), foi exonerado do cargo , No entanto, no mesmo dia, através da PORTARIA N.º 514/2007-DGPC, foi designado, pelo então Delegado Benassuly, para responder pela Diretoria de Polícia Metropolitana – DPM.
Dá pra entender????

Saudades na marcha

Fui de bicicleta até a Praça da Sé e de lá vim com os ciclistas do PV. Por onde passei encontrei o povo da minha época. Logo recebí uma abraço do Adalberto Aguiar e do João Batista, os novos presidentes do PT. Falei com Luís Araújo, tá bem o "Canetão". Encontrei o Lucivaldo Sena, conhecí o Lucivaldo com uma pequena máquina Love, lá no Curió, querendo ser fotógrafo, um batalhador, conseguiu, parabéns. A Zélia Amador de Deus fez uma bela performance alí na CDP. Da Nilma Bentes ganhei um boné amarelo do CEDENPA. A Célia Maracajá e o Walmir Bispo dou os parabéns por trazerem de Baião, da Comunidade Negra do Umaziral, os meus amigos que fazem samba de cacete, é um resgate importante. Falei com a Dedé e a Carmem dos Urbanitários, ah! O presidente Ronaldo Romeiro estava orientando a participação do Sindicato. Lá em cima, no Trio Elétrico, o animado Alberdam Batista, meu companheiro de CUT e dos Sindicatos dos Gráficos - foi o Alberdam quem me filiou no PT - comandava a marcha anunciando os presentes e as manifestações Depois lembro mais companheiros e companheiras.

As cores da marcha

Todas as cores estavam presente, principalmente no estandarte do Movimento de Mulheres, dos Militantes Gays e dos Negros. O vermelho sempre se destaca, quem trazia: o PCdoB, a CTB e a CUT. O PT e o PSOL não estavam lá.

Os partidos na marcha

Apenas dois partidos estavam, como partidos, participando do evento. O PCdoB com suas bandeiras vermelhas e o coro de palavras de ordem da UJS, animado pelo Marcão. E o Partido Verde com suas bicicletas, bandeiras verdes e distribuição de adesivos. Subímos a Presidente Vargas entre as Crias do Curro Velho e o Movimento de Mulheres.

Dia de mobilização do Fórum Social Mundial

Bela marcha esta realizada pelo Fórum Social Mundial. Saímos do complexo Feliz Luzitânia, paramos na Praça do Relógio para o primeiro ato. Depois seguimos pela Boulevard Castilho França, no Solar da Beira, outra parada, desta feita foram as mulheres que fizeram bonito chamando atenção contra o maxismo. Na CDP foi a vez do Movimento Negro mostrar sua força e indignação contra o racismo. De lá a caminhada seguiu puxados pela Escola de Samba "As Crias do Curro Velho". Mais de 1500 pessoas. Bela marcha.

O prédio da Santa Casa vai virar espaço cultural

A governadora Ana Júlia, em entrevista ao programa Mauro Bonna, anunciou a mudança da Santa Casa de Misericórdia do seu atual e histórico prédio. A Governadora entende que o imóvel é mais adequado para abrigar um espaço cultural. Não entendí porque a mídia não deu repercursão a esse anúncio.

No caso Livio Assis, O Globo errou

O Jornal O Globo, edição de hoje, anuncia a indicação de Livio Assis para Eletronorte com o seguinte texto:
"Ex-diretor de concessões de operações rodoviárias do antigo DNER no governo Itamar Franco, Livio foi demitido pelo então ministro dos Transportes Eliseu Padilha, no auge de denúncias de corrupção envolvendo o extinto DNER, hoje Dnit. Se nomeado, Lívio administrará na Eletronorte um orçamento este ano de R$5,4 bilhões."
A verdade deve ser dita. O Globo errou. Lívio Assis não foi exonerado por onda de corrupção, mas sim depois de uma briga entre FHC e Itamar e da articulação da CPI dos Bancos proposta por Jáder, então presidente do Senado. Leia o texto do Jornal do Senado à época:
"O troca-troca do DNER atingiu também o presidente e líder do PMDB no Senado, Jáder Barbalho (PA), articulador da CPI dos Bancos. O diretor de concessões rodoviárias, Lívio Rodrigues de Assis, fiel ao político paraense, também foi demitido. A assessoria de Jáder informou que não vê na decisão qualquer elo com a CPI. Antes de demitir, o ministro dos Tansportes, Eliseu Padilha, teve uma conversa com o senador, na qual expôs os planos para o DNER. Mesmo que emplaque o substituto de Lívio, Jáder terá pouca influência no órgão."
Agora uma coisa é certa Lívio e Jáder vão sofrer muita pressão de integrantes do Partido dos Trabalhadores que controlam o setor elétrico a bastante tempo. Lembrem-se que a indicação do ex-senador Luis Otávio Campos foi atingida por um bombardeio de notícias contrárias e acabou não emplacando. vamos aguardar.

Fundação Perseu Abramo do PT lança livro sobre ética

Um debate sobre a crise política, a ética das instituições brasileiras e o futuro do PT, estes são temas do livro: Leituras da Crise: Diálogos sobre o PT, a democracia brasileira e o socialismo de autoria da cientista Marilene Chauí, lançado e vendido pela Fundação Perseu Abramo.
O lançamento do livro coincidi com o depoimento do ex-ministro Zé Dirceu a Justiça Federal e da transação penal celebrada entre o MPF e o ex-dirigente Silvio Pereira, todos envolvidos no caso "mensalão".

Participe da passeata do Fórum Social Mundial

Mudou o local da saída da passeata do Fórum Social Mundial. Agora saíra do Forte do Castelo sábado 9 da manhã. Vamos lá?

Pará tem 12 municípios na lista dos que mais desmatam

Foi divulgado pelo Governo Federal, através da Agência Brasil , a lista dos muncípios que elevam os índices de desmatamentos na Amazônia e, por essa razão, sofrerão uma ação mais rigorosa da fiscalização do Ministério do Meio Ambiente. O PV defende que, em quanto não houver um zoneamento Ecológico-econômico na Região, seja declarado por lei uma moratória para o desmatamento ou desmatamento zero, pois se não agirmos rápido perderemos o bioma para a soja e o boi. Veja a lista:
1- Alta Floresta (MT)
2- Altamira (PA)
3- Aripuanã (MT)
4- Brasil Novo (PA)
5- Brasnorte (MT)
6- Colniza (MT)
7- Confresa (MT)
8- Cotriguaçu (MT)
9- Cumaru do Norte (PA)
10- Dom Eliseu (PA)
11- Gaúcha do Norte (MT)
12- Juara (MT)
13- Juína (MT)
14- Lábrea (AM)
15- Machadinho D´Oeste (RO)
16- Marcelândia (MT)
17- Nova Bandeirantes (MT)
18- Nova Mamoré (RO)
19- Nova Maringá (MT)
20- Nova Ubiratã (MT)
21- Novo Progresso (PA)
22- Novo Repartimento (PA)
23- Paragominas (PA)
24- Paranaíta (MT)
25- Peixoto de Azevedo (MT)
26- Pimenta Bueno (RO)
27- Porto dos Gaúchos (MT)
28- Porto Velho (RO)
29- Querência (MT)
30- Rondon do Pará (PA)
31- Santa Maria das Barreiras (PA)
32- Santana do Araguaia (PA)

33- São Félix do Araguaia (MT)
34- São Félix do Xingu (PA)
35- Ulianópolis (PA)
36- Vila Rica (MT)

Dez execuções em 30 dias

O jovem Díogo Rodrigues Gomes, de 19 anos, estava na porta de sua casa, na rua Imperador, passagem Liberdade, bairro Pratinha II, quando dois homens trafegando numa moto pararam em frente a vítima e foram logo disparando aproximadamente cinco tiros. O jovem morreu na hora. É décima execução em menos de um mês. E a inteligência polícia, onde fica?

Desmatamento na Amazônia volta a crescer

Segundo o INPE nos últimos cinco meses de 2007, foram derrubados 3.233 km2 de floresta de entre os meses de agosto a dezembro; total pode chegar a 15 mil km2 em doze meses.
Os cinco municípios campeões de derrubada na Amazônia são São Félix do Xingu e Cumaru do Norte, no Pará, e Colniza, Marcelância e Querência, em Mato Grosso. Entre agosto de 2006 e julho de 2007, a área desmatada na Amazônia foi de 11.224 quilômetros quadrados, conforme o estudo final do sistema Prodes.
O Presidente Lula convocou uma reunião de emergência para avaliar a crise, quem sabe ele não manda o Pará concluir o macro-zoneamento do Estado.

Passeata do Fórum Social Mundial

Convido todos os ativistas do PV para a passeata convocada pelos organizadores do Fórum Social Mundial. Será sábado, dia 26 de janeiro, a partir das 09 horas, saíndo da Escadinha do Cais do Porto que fica no início da Presidente Vargas. Todos lá.

As execuções continuam, esta é a nona.

O empresário José Dirceu Mazine foi executado com três tiros na cabeça, por dois homens em uma moto (metódo utilizado em outras execuções) quando saía da Igreja Batista, ontém, em Icoaraci. A motivação da execução, dizem, ser agiotagem, mesma motivação que resultou na morte dos irmãos novelino. A inteligência do setor de segurança do Estado continua burra. Até quando?
ah! esta é a nona morte, uma vez que deixei de noticiar uma execução, esta semana, nas matas da Ceasa, pois foi incialmente atribuída ao mesmo assassino das crianças, informação posteriormente corrigida.

Estrada de Ferro de Bragança

O blog Quinta Emenda, parceiro na campanha para arrecadação de objetos e fotos que serão expostas no Museu de Arte Sacra de Nossa Senhora do Rosário, publica o telefone e o contato da Adriana, responsável pela Exposição, aqui

Hospital Regional de Santarém

E por falar em Hospital Regional de Santarém, reveja no post, publicado no Blog AK, o que disse a prefeita Maria do Carmo, mulher, petista e do norte, durante a inauguração do Hospital aqui

Camelôs da Presidente Vargas

Os camelôs estão chateados porque a Prefeitura quebrou as calçadas e não os deixou instalar as barracas no dia de hoje, ou seja, eles não iam obedecer a decisão judicial.

Estrada de Ferro de Bragança

O Dr. José Maria Quadros de Alencar está fazendo uma caminhada de Bragança a Belém pelo trecho da antiga ferrovia. Esta valendo a pena acompanhar a caminhada basta acessar o Blog do Alencar. Ontém o Doutor chegou a Capanema vindo de Mirasselvas. Hoje está se deslocando a caminho de Igarapé-açu.
Quero aproveitar e agradecer ao Juvêncio Arruda, do Blog Quinta Emenda, pelo belo post sobre a campanha pelos 100 anos da Ferrovia, que é uma iniciativa do Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário, da Diocese de Bragança.

Eleições em Cuba

Não concordo com didatura, seja aonde for, mas a imprensa precisa estudar melhor o sistema eleitoral cubano para não divulgar inverdades.
O Partido Comunista Cubano não participa das eleições, até mesmo porque não precisa, pois é tratado como uma instituição nacional guardiã dos princípios da revolução, isso está escrito na Constituição Federal Cubana, art. 5º.
O sistema eleitoral cubano funciona em três etapas. Esta etapa que ocorreu no domingo foi a etapa final.
Na primeira etapa os candidatos são lançados dentro das fábricas, nos locais de moradia e em grupos por afinidades.
Na segunda etapa esses setores escolhem o candidato de acordo com o número eleitores que representam. Feito isso, compõe-se as chapas com o exato número de cadeiras que serão preenchidas. Tudo fiscalizado pela comissão eleitoral que é uma espécie de TSE.
Na terceira etapa os eleitores vão apenas confirmar ou não o processo eleitoral, podendo apenas rejeitar os nomes, caso isso aconteça, será reaberto o processo para preenchimento da vaga rejeitada.
Os deputados, depois de eleito, comporão o congresso parlamentar e este escolherá, dentre os deputados eleitos, o presidente da República.
Como eu sei disso? Eu, Martinho Carmona e o Zeno Veloso fomos observador eleitoral internacional naquele País.
No Brasil a chamada eleição livre e direta também acontece por etapas e existe uma etapa destinada apenas aos caciques políticos, dono dos partidos. É aquela em que se escolhe os candidatos e as coligações, o povo não participa dessa escolha, pois ela é feita internamente, dentro dos partidos. Pode acontecer, como já aconteceu, que os candidatos escolhidos pelos partidos para governar uma cidade não agradem ao povo e isso fará subir o número de abstenção, mas não inviabilizará o processo.
No Estados Unidos não se elege o Presidente diretamente, mas sim os delegados que compõe o colégio eleitoral. E o colégio eleitoral escolhe aquele que será o presidente. O colégio eleitoral é simbolico, pois consideram eleito aquele que eleger o maior número de delegados.
Isso tudo não quer dizer democracia, mas, seja em que situação for, a pior democracia é sempre melhor que a melhor ditadura.

Edison é de Serra Pelada

O novo ministro das Minas e Energia Edison Lobão tem uma forte ligação com o Pará, é um dos interessados no sucesso de Serra Pelada. O Senador e atual Ministro fez varias visitas ao local, participou, inclusive, das eleições da COMIGASP. A ligação é tanta que já recebeu, por sugestão do futuro prefeito do Município, o vereador Chamonzinho, até um título outorgado pela Câmara Municipal de Curionopólis. A Vale que se cuide.

Desocupação da Presidente Vargas e a reação dos camelôs

Hoje a Polícia Federal deu cumprimento a decisão judicial e desocupou a Avenida Presidente Vargas. A Polícia Militar e a Guarda Muncipal fizeram, ao que tudo indica, fizeram corpo mole. Mas, ao contrário do que pensam, a população de Belém aplaudiu a inciativa da Justiça Federal acionada pela Empresa de Correios e Telegrafos.
Claro que sou a favor de verificar o lado social de quem realmente precisa, e, para isso, existem diversas saídas, mas a Prefeitura e o Estado não podem ser coniventes com os abusos daqueles que acham que podem encurralar o cidadão de bem, que paga seus tributos em dia.
Quem quiser montar sua venda deve obedecer as leis da cidade, não pode sair por aí instalando barraca de qualquer coisa em qualquer lugar.
Da mesma forma que não pode ser aceito como normal a reação violenta dos camelôs contra a ordem judicial quebrando e tocando fogo ou agredindo as pessoas que não concordam em ceder as suas vontades. Não venham anônimos dizer que quando eu era do PT apoiava isso tudo, pois isso não é verdade. Sempre tive relação com feirantes, mas nunca apoiei a ocupação desordenada da cidade, até porque não era assim, não.
Lembro-me do tempo do Humberto Cunha vereador e Rui, líder dos feirantes, o próprio Humberto dava conselho e corrigia posturas erradas desses líderes, sempre em prol da Cidade. Iventaram isso quando líderes populistas, sem propostas e responsabilidade com a cidade, assumiram postos chaves e permitiram a bangunça.
Tá na hora de botar ordem na casa.

Soltura de tartarugas

O Projeto de preservação de tartarugas do rio xingu é uma inciativa do Instituto Chico Mendes, com apoio da antiga SECTAN, da Policia Militar do Estado e da Prefeitura de Senador José Porfírio e não da Fundação Ambiental José Rebelo, como fez crê a matéria publicada no site ofical do Governo do Estado. Talvez seja por isso que nem uma das fotos mostra os técnicos e trabalhadores que passam o ano inteiro no tabuleiro sendo ameaçados de morte e atormentados por pragas.

Fórum Social Mundial

Os organizadores do Fórum Social Mundial programaram uma manifestação dia 26 de janeiro, saíndo da Escadinha do Cais do Porto (para os mais novos, fica alí no início da Avenida Presidente Vargas). De lá a caminhada seguirá em direção ao complexo Feliz Luzitânia, indo até a Almirante Tamandaré e encerrando-se com um show popular na Praça da República. O tema da caminhada é justamente Belém como sede do Fórum Social Mundial. O PV estará presente.
Os organizadores do evento estão de orelhas e ouvidos atentos, pois adeptos da candidatura Edmilson Rodrigues, além de incluirem como tema o combate ao neoliberalismo, pasmem, querem transformar a caminhada em um espaço permanente até as eleições de outubro. Não pôde!

Brasília, Goiás e a Febre Amarela


Peguei esta charge emprestada do Blog do Noblat. Está ótima. E por falar em febre amarela é interessante como abordam a questão. As pessoas de Brasília morreram porque foram a Goiás, como se Brasília fosse, geográficamente, fora de Goiás. Não é não. Outra forma de abordagem é dizer que as pessoas só contraíram a doença porque se aproximaram da área rural. Se a doença existe na área rural é um problema para o governo brasileiro resolver também, pois a área rural pertence ao Brasil.

Vereadores cassados

Dois vereadores de Belém estão com o mandato por um fio, trata-se dos vereadores Armênio e Bispo Rocha. Que pena que nós do PV não podemos reinvidicar um terceiro, o mandato do vereador Cândido Júnior que se elegeu pelo Partido e no dia seguinte mudou para o PMDB. Para quem não conhece este Cândido Jr. é aquele que usa o Colégio Rui Barbosa, inclusive para fazer propaganda antecipada via outdoor. Isso o PT não vê, pois só tem olhos para o Paulo Chaves na Troppo

O povo do Rio Tocantins

A região do baixo e médio tocantins ficou ofuscada pela Hidrelétrica de Tucuruí e as autoridades desconhecem as riquezas escondidas por lá. Não há um programa de turismo, embora o Rio seja de uma beleza inigualável. Não há um programa de resgate cultural, embora resida alí um falar diferente como é o de Cametá, Limoeiro do Ajurú. A música da região é desconhecida e está se estinguindo sem registro oficial. Manifestações negras como o samba de cacete e os bangüês quase não existem mais. Baião, por ser um município isolado, ainda tem muita riqueza cultural para ser investigada, catalogada e preservada, vamos enquanto é tempo. Visitem lugares como o Umarizal, Limão, Igarapé Preto, Joana Peres, Baixinha, Prainha, Uxinhinga. Conversem com o Saci, vice-prefeito de Baião e militante histórico do PT. Outra fonte pode ser o professor Nazareno de Limoeiro do Ajuru e também petista, cujo trabalho de conclusão de curso foi o falar do povo da região. Estou dando referências do PT para facilitar, pois na cabeça de alguns secretários o mundo está didivido entre petistas e o resto.

Tartarugas do Tocantins

Um comentário postado por Paulo Gomes alerta para a ausência de um programa de defesa das tartarugas que desovam nas praias que se formam ao longo do Rio Tocantins, principalmente entre os municípios de Mocajuba e Baião. Os moradores aproveitam o verão, quando o Rio baixa e forma a praia, para capturar tracajás e tartarugas que são contrabadeadas para Belém por via terrestre sem serem importunados por qualquer fiscalização, uma vez que não existe barreiras ao longo da PA-151.
Ontém, quando escrevia a nota sobre a soltura de filhotes no Rio Xingu, a televisão estava ligada na Globo News anunciando que o IBAMA estava realizando um operação de devolução de filhotes só que era no Rio Araguia, pois bem, o Tocantins tem bem mais quelônios e não tem qualquer programa federal ou estadual.

Mais execuções

Mais uma execução em Belém, desta feita foi no violento bairro da Terra Firme. Do dia em que o Blog começo a noticiar, 07 de janeiro, até hoje foram sete casos e nem uma palavra das autoridades de responsáveis pela segurança pública do Estado. Há um clima de tolerância com esses assassinatos.

Jáder Barbalho é campeão de faltas em comissão

Segundo o site Transparência Brasil o deputado federal Jáder Barbalho é o campeão de faltas em reunião de comissões temáticas, lei o que diz o site:
"O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) é o campeão de faltas. Ele integra a Comissão de Ciência e Tecnologia e não compareceu a nenhuma das reuniões em 2007."

Soltura de filhote de tartarugas

A governadora Ana Júlia vai soltar filhotes de tartarugas hoje no Rio Xingu, não quero nem que ela diga que foi o PV, através de ofício encaminhado ao Palácio dos Despacho que alertou o Governo sobre o perigo que os técnicos da prefeitura e do Instituto Chico Mendes estavam enfrentado na defesa dos ninhos, noticia, alias, postada aqui no blog após uma visita que fiz ao tabuleiro do Embaubal em Senador José Porfírio, peço apenas que a Governadora aprove um projeto permanente de defesa das tartarugas, com a inclusão das comunidades ribeirinhas, que vivem da pesca clandestina de quelônios.
Governadora, não se conforme apenas em possar para imprensa soltando uma tartaruguinha ao lado de outros políticos, mande técnicos do governo estudar o modêlo da reserva de desenvolvimento sustentável de mamirauá no Amazonas, pois o exemplo pode servir para criar uma reserva sustentável em Senador José Porfírio.

Verdes em campanha

A culpa é da câmara III

Fica então a pergunta: e porquê não atuam os vereadores? Ah! aqui está o segredo. Muitos vereadores se elegem financiados pelo prefeito e, depois de eleito, começam a pagar a fatura. Outros, depois de eleitos, procuram o prefeito e com este fazem acordos os mais diversos possíveis. Logo logo os vereadores estão nas mãos do prefeito, aprovando tudo e fechando os olhos para as irregularidades. E os problemas de educação, saúde, transporte, saneamento, etc, continuam a atazanar a população. Então, prestem bem atenção na câmara municipal, pois os responsáveis pelo roubo e pela corrupção nos municípios são os vereadores.

A culpa é da câmara II

A câmara municipal pode, a qualquer momento, requisitar documentos e chamar os auxiliares do prefeito para apresentar justificativas sobre assuntos da cidade e da própria administração municipal.
Quando o caso é grave os vereadores têm instrumento da comissão parlamentar de inquérito para investigar e apontar culpados. Por último, os vereadores podem interroper o mandato do prefeito através de um processo de cassação.

A culpa é da Câmara

Prefeito só rouba se a câmara municipal deixar, ou seja, os vereadores são mais importantes que qualquer tribunal na fiscalização dos recursos públicos. Afirmo isso com base na Constituição Federal, na Lei nº 4.320, na Lei Complementar nº 101, nas Leis Orgânicas dos Municípios, para ficar apenas nestes diplomas.
Para começar o Prefeito só pode gastar o que estiver no orçamento e o orçamento é aprovado pelos vereadores. São os vereadores que dizem quais são as prioridades da cidade e como o prefeito deve fazer para resolve-las. A cada bimestre o prefeito, atendendo o que determina o § 3º do art. 165 da Constituição Federal, deverá publicar um relatório da execução orçamentária, daí conclui-se que a câmara tem instrumento para acompanhar se aquilo que foi aprovado foi de fato executado.

PT prepara uma grande festa de posse

O PT prepara uma grande festa de posse para o seu novo presidente estadual, João Batista, uma pessoa digna e detentora de uma bela história de militância política e de construção partidária reconhecida. João Batista merece o meu respeito, pois conheço sua luta e sua vida política. Parabéns ao PT pela escolha e um grande abraços dos verdes do Pará ao João.
A Festa será na sede da Tuna Lusa Brasileira com entrada franqueada ao público, com direito a coquetel e show musical.

Blogs em alta

O Jornal O Liberal no caderno Magazine de hoje dá um espaço para os Blogs, porém diminuí a importância dos blogs paroaras que já são uma força considerável, com destaque para os Blogs: Quinta Emenda, AK, Blog da Vanguarda, A Perereca da Vizinha, o Blog do Barata, Blog do Jeso, do Parsifal, etc, que fazem o maior sucesso na blogosfera. E não tratam de abobrinha, não.

Continuam as execuções e extermínios

Mais duas pessoas foram executadas neste final de semana. Na vizinhança funciona a lei do silêncio, ninguém sabe, ninguém viu.

Bandidos a solta

O Padre Nelson Magalhães, coordenador das Caritas e da pastoral carcerária de Bragança foi assaltado dentro de um micro-ônibus, em Marituba. Os ladrões levaram tudo do Padre, inclusive o celular, quando o Padre pediu apenas o chip, levou uma coronhada.
Em Bragança, um ladrão foi pego pela Polícia dentro do muro da Casa do Bispo, D. Luiz Ferrando, quando ia preso, apresentou a seguinte desculpa: - eu só queria falar com o Padre Nelson. A Padre Nelson, coitado! estava sarando a ferida da cabeça, fruto de uma coronhada aplicada por outro bandido. Eh! minha gente, está de vaca desconhecer bezerro.

Bragança visitada

A região bragantina está contudo e não está prosa. Além de Jáder, que não sai da cola da deputada Simone Morgado, neste final de semana tivemos a ilustre visita do deputado Junior Hage, que veio participar da festa de aniversário do Programa Gerson Peres Filho, na sede do Paroquial, pois o prefeito Edson Oliveira não cedeu a Praça dos Eventos, a praça em Bragança não é mais do povo e nem o céu é do avião, tudo foi comprado pelo Prefeito, segundo dizem. Também nos visitou o deputado federal Beto Faro, que percorreu as RESEX da região cobrando a fatura dos créditos dado pelo Governo Federal através do INCRA. São três reservas extrativistas, todas com muitas famílias e muitos eleitores, vale a pena investir.

Benassuly de novo

O Dr. Geraldo precisa saber que as coisas continuam emboladas na Polícia Civil. O ex-Delegado Geral Benassuly continua dando as cartas por lá. Seu afastamento foi de faz de contas, apenas para dar uma resposta para Imprensa no episódio de Abaetetuba. Para se ter uma idéia, foi o delegado Benassuly quem comandou, pela Polícia Civil, a operação "paz no campo" que de paz não teve nada, que diga o deputado Arnaldo Jordy que ouviu as vítimas, no município de Redenção e agora quem está apurando as denúncias é sua esposa, a delegada Dorotéia, que está respondendo pela Corregedoria da Polícia Civil. Cadê a isenção?

Belém, minha Belém.

Neste aniversário de Belém, 392 anos, fiquei nostálgico. Lembrei da minha infância vivida no bairro do Guamá, estudava no Grupo Escolar Frei Daniel e morava na Rua 25 de Junho nº 45, próximo a Epitácio Pessoa. Meu pai trabalhava no Armazém o Vesúvio, que era uma das muitas mercearias de importados que existia aqui. Nessa época não havia supermercados, o primeiro que me lembro foi o Supermercado Banna, alí em frente a Celpa, depois vieram o Opsum e o Supermercado São João. Todos os dias papai trazia alguma coisa importada de Portugal que vendia no "O Vesúvio", era azeite em lata de 5 litros, maçã, pera e uvas de boa qualidade. A movimentação maior acontecia nos Armazéns do Snapp, alí onde fica a Estação das Docas. Quando chegava um návio, então. A música do Antonio Carlos Maranhão, Nega, retrata bem o clima: "quando o návio apita a pensão se agita"
No Guamá a vida era pacata. Os dias amanheciam com as crianças indo a padaria comprar pão e manteiga para o café da manhã. Nas casas a movimentação era grande: apaga as lamparinas e os cadeeiros, desarma as redes, leva o urionol para jogar no mato, faz o café, enche os potes que amanheceram secos, abre as janelas e as portas, solta as criações para mariscar.
Feitas as primeiras tarefas era hora de varrer a calçada e trocar um dedo de prosa com a vizinha, saber das novidades e assuntar sobre um barulho que veio do quintal alheio. O rádio ligado em uma das estações da época, tudo AM, Rádio Liberal, Marajoará, Guajará ou PRC5, para ouvir a retrospectiva da madrugada: bandido Zequinha da Estrada Nova aprontou mais uma; bandidos da luz vermelha atacam na Matinha; confusão na zona do meretrício: no Bar São Jorge meretriz briga por causa do amante; visagem pega táxi e salta em frente ao Cemitério de Santa Izabel assustando o motorista, etc.
Quando o dia realmente amanhecia, aí por volta das 8:30hs., era ora de ir a feira do Guamá ou ao Ver-o-peso. Comprava-se comida fresca todo dia, não tinha geladeira, pois não tinha luz. Na feira escolhia-se o peixe, a carne ou visceras, galinha não! pois galinha era almoço de domingo, guisada com batatas, salada de alface com pepino, purê e macarrão, impreterívelmente. Após o almoço a cidade adormecia e só acordava para o café das três. As tardes eram mais sossegadas. A boca da noite nossos pais colocavam a cadeira na porta para nos contar estórias de alma penada e de outras assombrações. Quem gostava de dançar ia para as festa do "Estrela do Norte" ou dos "Carroceiros", duas sedes consideradas no Bairro. Assim era vida em Belém, preguiçosa! Gostosa! Final de semana chegando, o que fazer?
As programações de final de semana podiam incluir um banho no igarapé Três Tubos, alí na Maracangalha. Um brinquedo na Praça Kenedy. Uma pipoca na Praça dos Pescadores vendo os botos darem um verdadeiro show na Baia do Guajará. Uma tarde no Bosque Rodrigues Alves ou no Museu Goeldi. Uma sessão no Cinema Independência. Teve uma época, mais recente, que íamos ver a escada rolante inaugurada no Terminal Rodoviário e depois tomar um lanche no Café Palheta. Há! uma programação imperdível era ver os aviões no aeroporto Val-de-cans.
Ah! Depois Eu falo dos passeios pela João Alfredo e do sanduíche de leitão do Café Santos, no tempo que os ambulantes ambulavam vendendo apenas sacolas, serra de unha ou cadernos na porta da 4 e 400.
Belém, linda Belém.

Belém, bela Belém

Aqui foi onde tudo começou há 392 anos. Nossa homenagem a Belém.

Cadê as mangueiras

Quando Duciomar assumiu a Prefeitura, Belém completava 389 anos, nesse aniversário o Prefeito, empolgado com o cargo, prometeu plantar uma mangueira para cada ano da Cidade, ou seja, 389 novas árvores simbolo. Estamos as vesperas de 392 anos nada de cumprir ums simples promessa, imaginem o restante do seu programa de governo. Abaixo a reportagem de O Liberal de 2005, leia:

Belém resgata túneis de mangueira Tamanho do Texto
Prefeitura dá início a projeto piloto de plantação de mudas na abertura dos festejos para comemorar os 389 anos de fundação da cidade

Para comemorar o aniversário de 389 anos de Belém, o prefeito Duciomar Costa deu início ao projeto piloto de arborização da cidade. A plantação de árvores começou pelo quarteirão da Avenida Antônio Everdosa, entre Soares Carneiro e Perebebuí. Foram plantadas 12 mudas de mangueiras, que serão apadrinhada pelos próprios moradores do local.

O prefeito de Belém informou que o plantio representa um resgate do título “Metrópole da Amazônia”, que havia sido perdido pela cidade nos últimos anos. “Precisamos levantar a auto-estima do povo de Belém. Isso se faz através de uma alavanca, de amor e de paz, que vai construir uma cidade mais justa”, disse.

A escolha do trecho da avenida, localizado no bairro da Pedreira, onde já existia um plantio espontâneo por parte dos moradores. “Isso facilita a sensibilização da população quanto a conservação da natureza”, explicou a secretária Sylvia Christina Santos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Ela garantiu que outras áreas já estão sendo pesquisas para que também recebam o projeto.

O plantio das mudas tem o apoio do Projeto de Macrodrenagem do governo do Estado. “A arborização está começando justamente pela área onde houve maior investimento da Macrodrenagem, que já vem fazendo um trabalho de resgate dos locais que sofreram com a ocupação irregular da população, nos últimos 30 anos, principal próximo aos canais. Queremos resgatar a auto-estima dessas áreas que foram degradadas”, afirmou o gerente do Projeto da Macrodrenagem, Manuel Dias.

De acordo com o agrônomo e paisagista Natalino Corrêa, que está trabalhando no projeto de arborização da cidade, o local foi bem escolhido. “Aqui já ocorria um plantio desordenado, de modo que foram plantadas algumas espécies inadequadas sem nenhum projeto, mas agora vai ser diferente”. Ele informou, ainda, que as mudas foram trazidas da Granja Modelo e devem se adaptar bem ao local onde foram plantadas. Segundo ele, os moradores terão muito trabalho para fazer a manuteção das plantas. “Basta apenas não danificar e irrigar na época da estiagem”.

Padrinhos - Para cuidar das mudas, os moradores da Antônio Everdosa vão participar de uma oficina com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) sobre o processo de conservação das plantas. “Eles vão ter noção de tratar e de como regar as mudas”, disse a secretária da Semma, Sylvia Santos.

Ela ressaltou que caberá à população cuidar das mudas juntamente com a Semma. “Os moradores devem ser os nossos fiscais. Eles vão, inclusive, participar do plantio”, informou.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Praça Eduardo Angelim (“AMA da Praça”), Ricardo Corrente, a idéia partiu da própria prefeitura e da Semma e foi muito bem recebida pelos moradores. “A população foi unânime em aceitar o projeto, que é um resgate de Belém como a Cidades das Mangueiras”, disse. Ele garantiu também que os moradores da área da “AMA da Praça” vão fazer a sua parte na conservação do projeto.

Vila da barca furada

Os moradores da Vila da Barca estão passando um bocado de aperto depois da inauguração da "Nova Vila da Barca". Os que receberam casas estão reclamando de inflitrações, falta de água e risco de desabamento. Outros foram cadastrados e não receberam as casas e estão sendo obrigados a desocupar os imóveis antigos. A bronca é feia. Dezessete moradores já procuraram o Ministério Público pra registrar suas insatisfações.
Lei a declaração da moradora Kátia Cilene de Souza Nunes ao MP:
"Que recebeu o apartamento de nº 43 do projeto de urbanização da Vila da Barca, sexta-feira dia 21, do mês corrente; Que verificou que o imóvel não se encontra em condilçoes de habitação, tendo em vista a presença de muitas rachaduras e infiltraçõe; Que o teto está seriamente comprometido, com risco de desabamento; que na frente do imóvel há esgoto totalmente aberto; que possui um salão de beleza e estética, o qual funciona na antiga residência; que o noco local não apresenta condições para instalação do referido salão, situação que prejudica o trabalho da declarante e seu sustento;..."

Seduc é um poder paralelo

A saída de Mário Cardoso da SEDUC não foi nada pacífica. Quem conhece diz que o ex-secretário quase vai a forra com o tadinho do Chefe da Casa Civil. Desconfiar de um poder paralelo é demais, não é Professor Mário?

Mais duas execuções na grande Belém

Cláudio Vieira Martins, 40 anos, foi assassinado no município de Marituba. "Dois homens armados foram até o terreno que estava sendo capinado pelo lanterneiro e, depois de manda-lo deitar,de costas, no chão, fizeram três disparos à queima-roupa." Marituba.
Luís Carlos Pinheiro Cardoso, 30 anos, foi assinado a balas, por volta das 4 horas de ontém. Ele levou dois tiros à queima-roupa e caiu morto na entrada da passagem São Benedito,na Pedreira.
Tiveram outros assassinatos, como foi o caso do rapaz que tentou salvar uma senhora de ser assaltada no bairro da Guanabará e foi atingido por um bala, disparada por um bandido que estava na garupa de uma motocicleta, mas estes não tiveram a marca da execução como os dois outros casos.
Dr. Geraldo e Dr. Sales a barra é pesada, precisa de inteligência polícial, na marra, sem técnica, não vai dar.

Justiceiros ou assassinos de aluguel

O blog Quinta Emenda denuncia a possível existência de justiceiros nos dois assassinatos ocorridos em Icoaraci. Quero concordar, pois todos os dias, nas páginas polícias da imprensa local, aparecem notícias de pessoas assassinadas pelos mesmos metódos.
Homens armadas invadem barracos e sem dar um palavra matam e depois somem da mesma maneira que apareceram, atribui-se o motivo das mortes a dívida de droga e fica por isso mesmo, sem investigação e sem qualquer manifestação da SEGUP. Dr. Geraldo e Dr. Sales investiguem usando a inteligência da Polícia Federal, vai ser bem melhor.

Tem laranja no pedaço

Entre os dias 11 e 24 de dezembro de 2007 o Governo Federal repassou, através de convênios, a Prefeitura Municipal de Belém a quantia de R$ 8.076.166,01. Políticos antenados ouvidos pelo Blog suspeitam que por trás da liberação esteja um possível acordo entre o PT e Duciomar, pois só a força do PTB nacional não seria suficiente para garantir as liberações, por outro lado o PT não liberaria recursos neste montante para um Prefeito que será seu adversários nas próximas eleições.
O sonho do DUDU é um vice do PT com a promessa de usar apenas dois anos do próximo mandato e concorrer a uma das vagas de senador, por essa fórmula o Vice assumiria e completaria o restante do mandato podendo ajudar a Governadora na sua reeleição. Bom de mais da conta!!!
Se o acordo der certo dança Mário Cardoso, futuro candidato a prefeito de Belém e Paulo Rocha que é o candidato a senador em 2010, de quebrar ainda muda a configuração interna do Partido. Cuidado. Não vão virar laranjas.

Jantar do Dr. Almir Gabriel

Espaço Gullas Recepções lotados de amigos. Estavam colegas de colégio, de faculdade, de medicina, líderes comunitários, presidentes de partidos, empresários, sindicalistas e a família.
Os discursos foram todos de solidariedade, agradecimentos e incentivo a nova fase de vida. O Dr. Almir Gabriel estava visivelmente emocionado e falou agradecendo a todos pela amizade e companherismo na construção do projeto, afirmando sua crença que o Pará será maior que São Paulo e Minas Gerais juntos. Pediu a todos a continuidade da luta em prol do Estado.
No final, música. O Dr. Almir cantou o samba da Beija-Flor, principalmente o trecho que diz:
"Pajé, a pajelança está formada
Eu vou na barca encantada
Anhanga representa o mal
Evoque a energia de Auí
Pra vida sempre existir"

Lavar calçadas e carros com água tratada é desperdício

Que tal algum vereador de Belém ou mesmo um deputado estadual propor uma lei proíbindo o uso de água tratada para lavar calçadas e carros. Cada lavagem de calçada gasta em média 310 litros de água, quando bastava uma vassoura feita com cacho de açai para deixar a calçada limpa e pronto o planeta e os recursos públicos seriam eternamente gratos.
No caso da lavagem de carro a coisa é um pouco pior, pois além do desperdício da água tratada ainda tem o problema do código de póstura, pois se instalam lavagens em qualquer lugar da cidade, como, por exemplo, um lavador que se aboletou em frente ao supermercado Líder da Doca, o rapaz oferece até aspiração dos tapetas e tudo mais, em plena Avenida.
Com a palavra os que tem mandato popular.

Lei Estadual Chove no Molhado

O Diário Oficial publica hoje a sanção da Lei Complementar nº 065 que dispõe sobre a elaboração, redação, a alteração e a consolodição das leis. Como na natureza nada se cria tudo se copia esta é uma cópia da Lei Federal Complementar nº 95/1998. Ou seja, o Governo está se especializando em dizer o que já está dito.
Mas, como não poderia ser diferente, a lei estadual traz uma novidade, o artigo 18. Nele está dito que ninguém pode deixar de cumprir um lei que estiver em desacordo com a Lei Complementar nº 65, ou seja, rodamos e ficamos no mesmo lugar, apenas gastamos tempo, tinta, papel, dinheiro público e o prestigio da Governadora orientada a assinar o que já existe no mundo jurídico.

Pedaladas

Voltei ao batente com a minha magrelinha, continua tudo dantes. Não tem ciclovias e as únicas existentes são ocupadas por carros estacionados irregularmente.
.......
Cada dia sobe um prédio novo na cidade e as pessoas chamam isso de progresso. Só te digo vai!
.......
PSM continua derrubando prefeitos. Cadê o Sírio Libanês?
......
A Vila da Barca. Esperem prá vê.
......
A BR 316. Onde começa e onde termina? os maranhenses juram que termina em Boa Vista do Gurupí e os paraenses em Santa Maria do Pará. O DNIT parece que deu razão aos maranhenses, pois colocou o quilometro zero bem na divisa.

Dr. Almir Gabriel Convida

Contrariando o que disse Lúcio Flávio no seu último Jornal Pessoal, Almir Gabriel resolveu fazer um jantar dia 05.01 e convidou muita gente, aliás o Lúcio podia ser mais justo com o Dr. Almir Gabriel, afinal Lúcio foi ele, como Governador, que teve a coragem de dar o remédio amargo ao paciente moribundo chamado Pará.
Eu, a bem da verdade, era Deputado, fiz oposição ao seu Primeiro Governo, mas tive que reconhecer sua competência e seriedade, e o apoiei posteriormente.
Foi o Dr. Almir, com seu jeito e sua personalidade, que meteu a mão na massa e desatolou o carro. Lúcio, o Pará tinha apenas 83 municípios, 60 dos quais servidos por usinas a diesel com luz que ia só até 22 horas. Lembra de Itaituba quando compraram duas usinas termoelétricas em Miami e estas chegaram aqui com o frete mais caro do mundo e nunca produziram um só kilowats de energia? "Luz no Campo" ou "Luz Para Todos" nada disso seria possível sem a expansão da rede.
E as finanças públicas, heim? Era um caos. A SEFA, meu Deus! Os tributos no Pará eram para sonegadores e corruptos. O ex-deputado Vavá Mutran matou um delegado da SEFA que não quis atender um bilhete seu, pois esta era a prática naquele órgão? Lembra da COHAB? Do velho Hospital dos Servidores? Do SEDUCÂO? A máquina pública estava emperrada e obsoleta, servindo apenas de cabide de emprego.
Todo o político deve ser criticado e o Dr. Almir Gabriel, não pode ser excepcionado, mas as criticas feitas a ele, em geral, são de cunho pessoal.
Que a pernoalidade dele é diferente de muitos políticos, isso é verdade, mas qual é a certa? O político que diz sim quando quer dizer não e não quando quer dizer sim ou o que diz não para o não e sim para o sim, mesmo que isso não seja aquilo que o interlocutor gostaria de ouvir.
Na política as homenagens são feitas depois da morte, infelizmente.

O Meio Ambiente e as Mensagens de Fim de Ano

O PAPA DISSE

"A família precisa duma casa, dum ambiente à sua medida onde tecer as próprias relações. No caso da família humana, esta casa é a terra, o ambiente que Deus criador nos deu para que o habitássemos com criatividade e responsabilidade. Devemos cuidar do ambiente: este foi confiado ao homem, para que o guarde e cultive com liberdade responsável, tendo sempre como critério orientador o bem de todos. Obviamente, o ser humano tem um primado de valor sobre toda a criação. Respeitar o ambiente não significa considerar a natureza material ou animal mais importante do que o homem; quer dizer antes não a considerar egoisticamente à completa disposição dos próprios interesses, porque as gerações futuras também têm o direito de beneficiar da criação, exprimindo nela a mesma liberdade responsável que reivindicamos para nós. Nem se hão-de esquecer os pobres, em muitos casos excluídos do destino universal dos bens da criação. Actualmente a humanidade teme pelo futuro equilíbrio ecológico. Será bom que as avaliações a este respeito se façam com prudência, no diálogo entre peritos e cientistas, sem acelerações ideológicas para conclusões apressadas e sobretudo pondo-se conjuntamente de acordo sobre um modelo de progresso sustentável, que garanta o bem-estar de todos no respeito dos equilíbrios ecológicos. Se a tutela do ambiente comporta os seus custos, estes devem ser distribuídos com justiça tendo em conta a disparidade de desenvolvimento dos vários países e a solidariedade com as futuras gerações. Prudência não significa deixar de assumir as próprias responsabilidades e adiar as decisões; significa antes assumir o empenho de decidir juntos depois de ter ponderado responsavelmente qual a estrada a percorrer, com o objectivo de reforçar aquela aliança entre ser humano e ambiente que deve ser espelho do amor criador de Deus, de Quem provimos e para Quem estamos a caminho.

8. A tal propósito, é fundamental « sentir » a terra como « nossa casa comum » e escolher, para uma gestão da mesma ao serviço de todos, a estrada do diálogo em vez de decisões unilaterais. Podem-se aumentar, se for necessário, os lugares institucionais a nível internacional, para se enfrentar conjuntamente o governo desta nossa « casa »; mas, o que mais conta é fazer maturar nas consciências a convicção da necessidade de colaborar responsavelmente. Os problemas que se desenham no horizonte são complexos e o tempo escasseia. Para fazer frente de maneira eficaz à situação, é preciso agir de comum acordo. Um âmbito onde seria particularmente necessário intensificar o diálogo entre as nações é o da gestão dos recursos energéticos do planeta. A tal respeito, uma dupla urgência preme sobre os países tecnologicamente avançados: é preciso, por um lado, rever os elevados níveis de consumo devido ao modelo actual de progresso e, por outro, providenciar adequados investimentos para a diferenciação das fontes de energia e o melhoramento da sua utilização. Os países emergentes sentem carência de energia, mas às vezes esta carência é remediada prejudicando os países pobres, que, pela insuficiência das suas infra-estruturas nomeadamente tecnológicas, se vêem obrigados a vender ao desbarato os recursos energéticos em seu poder. Às vezes a sua própria liberdade política é posta em discussão por formas de protectorado ou, em todo o caso, de condicionamento que resultam claramente humilhantes."

..............


O BISPO DISSE

"A mensagem, com o título "Deus não produz resíduos", foi filmada recentemente na Catedral de Caterbury, perto de um centro de reciclagem.
"Em uma sociedade onde existem tantas coisas que consideramos descartáveis, na qual só estamos pensando em mudar os artigos do ano passado pelo novo modelo do ano, podemos cair na tentação de pensar que as pessoas e as relações são também descartáveis?", questiona Williams no vídeo. "Estamos tão obcecados com as mudanças que perdemos o sentido necessário da estabilidade? Muitas vezes não pensamos no futuro com realismo", prossegue.
"Uma cultura baseada no descartável e na emoção a curto prazo é uma cultura muito mais frágil do que parece".
Segundo o arcebispo de Canterbury, "Deus não provoca resíduos e não considera a vida humana descartável. Uma vida que transmite algo da mensagemde Deus não é uma vida vazia, instalada na cultura do resíduo".
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB