Painel Amazônico

Estou participando como debatedor, representando o TCM do Pará, de um evento dos Tribunais de Contas em Porto Velho, Rondônia, denominado Painel Amazônico.
No primeiro dia ouvimos os representantes dos Tribunais da Europa e do Mercosul.
Hoje foi a vez dos representantes dos Tribunais da Amazônia. Rondônia, Roraima, Acre e Amapá mostraram um quadro de mais de 70% de preservação dos seus territórios, como o Amazonas tem sua população concentratada em Manáus, a culpa pelo desmatamento da região sobrou para o Mato Grosso e para o Pará e, com a isso, aumentou minha responsabilidade, como palestrante, em descrever o quadro do desenvolvimento paraense.
Não defendi a desavastação e nem seus agentes, ao contrário, preferi mostrar que é possível conviver harmonicamente o desenvolvimento com a preservação ambiental, basta, para isso, utilizar os instrumentos e planejamentos adequados e expressos no macro zoneamento ecológico-econômico.
Percebí que se os governantes da região unificarem os seus discursos podem construir com o Governo Federal a saída para uma Amazônia sustentável.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB