Quem substituirá o Benassuly?

O pedido de exoneração do Delegado Geral Benassuly criou um problemaço para o Governo. Quem será o substituto? O Dr. Justiniano? O Dr. Pedro Paulo? O Dr. Paulo Tamer? O Justiniano fez oposição a cúpula da Polícia nos anos do governo do PSDB por questões sindicais, mas não goza de apoio na cúpula do Governo e da Segurança Pública, pois não tem tradição de esquerda. O Dr. Pedro Paulo é um delegado técnico, mas não tem pérfil para comandar a Polícia Civil, Ele mesmo, se consultado, preferirá ficar na Acadepol, mas é o que tem a maior aproximação política com a Governadora e a Dra. Vera Tavares. O Dr. Paulo Tamer é um delegado com uma larga folha de serviços na Polícia Civil, mas o PT não esquece que Ele era o títular do DOPS quando a maioria dos membros do Governo estavam pulando catraca dos ônibus, como estudantes da Universidade, na luta pela meia passagem e acabavam presos, justamente no DOPS, foi Paulo Tamer, por exemplo, que prendeu o Deputado Babá na greve dos rodoviários e o acusou de formação de quadrilha, foi Paulo Tamer quem atribuiu a grupos ligados ao PT o assalto aos cofres do Banco do Brasil em Belém.
Na Policia Civil tem muita gente séria, como é o caso do Delegado Roberto Teixeira, que embora do PT desde 1985, caiu em desgraça por ter aceito comandar a Corregedoria, diga-se com mão de ferro, durante o Governo do PSDB.
Querem um conselho! Abandonem indicação política, seja partidária ou sindical, e busquem um delegado com preocupações sociais, honesto e bom administrador, seja de que partido for. Mesmo que não queiram indicar o Dr. Roberto Teixeira ou o Dr. Pedro Paulo, ouçam o que eles têm a dizer, pode ser um bom caminho.

A Cobra se mexeu de novo

Ontém Belém foi abalada por um, olha a redundância, abalo sísmico, cujo epicêntro foi a Ilha de Martinica, atingindo 7,2 na famosa escala Richter. Nos prédios do centro houve pânico e as pessoas foram para as ruas com medo.
O episódio trouxe a lembrança um fato acontecido há 40 anos, quando, na madrugada, ouviu-se um estrondo, seguido de um forte tremor de terra. Nestes 40 anos, quantas mudanças no Mundo e em Belém. Naquela época o único prédio que sentiu o abalo foi o Edífico Manoel Pinto da Silva. Não existia tecnologia da informação e a repercursão do fato foi divulgada na chamada rádio cipó, boca-a-boca, com muitas versões. A melhor delas, porém, foi a da cobra grande. É! Os antigos diziam que embaixo da Cidade de Belém morava uma cobra, cuja cabeça ficava na Igreja da Sé e o rabo na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Bastava a cobra se mexer para Belém tremer.
Eu, da minha parte, quero acreditar na ciência e no terremoto da Martinica, mas será que não foi mesmo a cobra que se mexeu de novo? quem sabe?

Ecologia

Sobre o título "Ecologia", recebí hoje, pela manhã, na esquina da Doca de Souza Franco com a Senador Lemos, de uma senhora evagélica, da Igreja Deus é Amor, o seguinte texto, produzido pela Sociedade Bíblica do Brasil:

Ecologia

O Senhor Deus criou
o mundo inteiro e pede
que as pessoas cuide dele.

Quando olho para o céu,
que tu criaste,
para a lua e para as estrelas,
que puseste nos seus lugares -
que é um simples ser humano
para que penses nele?
Que é um ser mortal
para que te preocupes com ele?
No entanto, fizeste o ser humano
inferior somente a ti mesmo
e lhe deste a glória e a honra
de um rei.
Tu lhe deste poder
sobre tudo o que criaste;
tu puseste todoss as coisas
debaixo do domínio dele:
as ovelhas e o gado
e os animais selvagens também;
os pássaros e os peixes
e todos os seres que vivem no mar.
Ó SENHOR, nosso Deus,
a tua grandeza é vista
no mundo inteiro.

Deputado Gabriel divulga posição do PV sobre o caso da menor estuprada

1. A Constituição Federal, art. 5º, que trata dos direitos e garantias fundamentais, no inciso LXI, determina que ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente...
2. Baseado no preceito constitucional digo que só há dois tipos de prisão no Brasil: a prisão em flagrante, que por força do inciso LXII do mesmo art. 5º, deverá ser imediatamente comunicada ao Poder Judiciário para confirmar ou relaxar; e a prisão por ordem judicial. Por tanto, todas as prisões são efetivadas por decisão judicial.
3. A Lei das Execuções Penais (Lei Federal nº 7.210), Art. 82, determina que os estabelecimentos penais destinam-se também ao preso provisório, estabelecendo, explicitamente, as regras para prisão de mulheres:

“Art. 82. Os estabelecimentos penais destinam-se ao condenado, ao
submetido à medida de segurança, ao preso provisório e ao egresso.
§ 1º - A mulher será recolhida a estabelecimento próprio e adequando à
sua condição pessoal.
§ 1° A mulher e o maior de sessenta anos, separadamente, serão
recolhidos a estabelecimento próprio e adequado à sua condição pessoal. (Redação
dada pela Lei nº 9.460, de 04/06/97)
§ 2º - O mesmo conjunto arquitetônico poderá abrigar estabelecimentos de
destinação diversa desde que devidamente isolados. “

4. A menor, além de mulher, estava na condição de preso provisório, veja o que diz a lei:

Art. 84. O preso provisório ficará separado do condenado por sentença
transitada em julgado.


5. No caso de menor o Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que deve ser aplicada. Apenas para ilustrar, uma vez que o caso da garota de Abaetetuaba descumpre todas as regras legais, veja o que diz o ECA:

Art. 230. Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua
apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita
da autoridade judiciária competente:
Pena - detenção de seis meses a dois anos.
Parágrafo único. Incide na mesma pena aquele que procede à apreensão sem
observância das formalidades legais.


6. A primeira reação da Governadora, após saber do fato, foi a expedição de um decreto, que pecou por dois motivos, primeiro repetiu o que já está na lei federal; segundo atribuiu aos delegados toda responsabilidade pelo recolhimento e guarda de preso.
7. Na segunda reação a Governadora errou novamente quando não dimensionou corretamente o problema, tratando a segurança pública como o viés de oposição x situação, acusando o governo anterior de lhe entregar um sistema sucateado. Com essa atitude permanece refém de grupos internos ao sistema e de seus interesses escusos.
8. Num momento seguinte a Governadora foi um pouco além e determinou que sejam construídas celas especiais para mulheres nas delegacias em todo Estado.
9. Para atender o que determina a legislação o Governo anterior iniciou o trabalho de construção de estabelecimentos penais nos grandes municípios, regionalizando os estabelecimentos penais, e deu início a desativação das cadeias em delegacia de polícia, que, por não ser o local adequado, acaba se transformando em depósito de preso, sem as regras da lei das execuções penais. As celas em delegacias servem sim para o cometimento de arbitrariedades, como é o caso da chamada prisão para averiguação criada no tempo da ditadura militar.
10. O sistema de segurança, falo sistema, pois é assim que deve ser entendido, compreende:
1. O policiamento ostensivo e repressivo que é um trabalho realizado pela Policia Militar;
2. A policia administrativa e de investigação, feito pela Policia Civil, que auxilia o Ministério Público e o Poder Judiciário na produção de provas e nas investigações dos delitos, de forma técnica e cientifica;
3. O sistema de perícia técnica e cientifica;
4. O sistema penitenciário que recolhe as pessoas legalmente presas, resguardando seus direitos e exigindo o cumprimento dos deveres impostos pela legislação em vigor, esforçando-se para realizar o trabalho de reeducação e ressocialização da população carcerária.
5. Para o funcionamento adequado do sistema é preciso cuidar dos freios e contrapesos. Para tanto, deve ser estimulado a formação acadêmica e a reciclagem constante do corpo funcional e do sistema de segurança, através das academias de policias e dos serviços sociais; deve o Estado manter uma boa e competente ouvidoria nas policias; e, por último, é fundamental que as policias e o sistema penal mantenham forte e autônomas corregedorias.
6. O Governo atual, no intuito de implantar o que chamou de “Segurança Cidadã” desmontou o sistema anterior e no seu lugar recolocou antigas visões como é o caso de reconstruir celas em delegacias ou fazer ronda ostensiva com membros da Policia Civil, poderá estar ressuscitando praticas antigas, como a de passar sacola nas bocas de fumo ou de manter presos ilegais para prestar favor a poderosos ou mesmo para pressionar familiares a pagar pela liberdade do seus parentes.
7. A criação de uma comissão parlamentar de estudos para levantar o problema da criminalidade no Pará, chamando a sociedade civil, como: OAB, Cientistas Sociais e Igrejas pode encontrar saídas para este grave problema.

Impeachment é exagero

Sugerir impeachment da Governadora como fez a jornalista Lúcia Hipólyto por causa do episódio da menina de Abaetetuba é um exagero, pois quem conhece Ana Júlia sabe que Ela, se tivesse sido informada da situação, não concordaria.
Quanto ao Delegado Benassuly este foi completamente infeliz na declaração no Senado, mas demonstra que está reproduzindo uma lógica interna, que hoje preside a Polícia Civil e destoa da nota e das manifestações da Governadora, daí a incompatibilidade dele com o Governo, razão por que devia perceber a gravidade e poupar a Secretária Vera Tavares e a Governadora.

Voltamos a era dos milhões

Ontém o diretor local da FUNASA, Josenir, figura bastante conhecida dos meios políticos da terra, reuniu deputados e prefeitos, em um Hotel da Cidade, para anunciar milhões em recursos do PAC para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem. É tanto dinheiro, que nem mentiroso conta. No total foram anunciados R$ 221.188.000,00, para 77 municípios. Apenas para comparar, a FUANASA em 2007, aplicou R$ 8.111.014,72 no Pará. É isso mesmo! A diferença é grande.
O diretor disse que o dinheiro já está disponível, basta apenas a prefeitura apresentar o plano de trabalho e as documentações, que incluem as certidões negativas, é claro.
Dona Elcione, na ocasião, fez questão de dizer que Josenir é uma indicação sua. Jáder calado estava, calado ficou.

Vereadores de Belém estão com todo gás

Os vereadores de Belém aprontam mais uma para a Cidade. Acabam de modificar a Lei para permitir construções de postos de gasolina em qualquer parte, sem respeitar os limites ou distâncias das residências, colégios, hospítais. Nem se deram ao trabalho de preservar o lençol freático das contaminações por petróleo que vaza constantemente destes estabelecimentos.
Recentemente os mesmos vereadores alteraram a lei para permitir a construção de edifícios em qualquer área e de qualquer altura.
Quando esta legislatura, que é uma das piores, acabar a Cidade de Belém estará tomada por Postos de Gasolina, Farmácias e Prédios. O povo e o trânsito que se dane.
Só espero que isso não seja para garantir o combustível da campanha.

Segurança pública é um problema de todos

O fato da mocinha estuprada em Abaetetuba serviu para expor as entranhas do sistema policial e seus próprios conflitos internos.
Governadora Ana Júlia, antes de ver oposição por trás do fato, atente para o seguinte:
1. Pela Constituição Federal só pode haver prisão por duas formas. Prisão em flagrante delito, que deve ser confirmada pelo Poder Judiciário e prisão por decisão judicial. Fora disso é arbitrariedade.
2. Se levarmos em consideração o que determina a Constituição, todos as pessoas presas são presos de justiça, portanto a diposição do Judiciário no sistema penal e não do delegado de policia, por conseguinte não devem ficar na delegacia.
3. Manter cadeias em delegacias é estimular as prisões arbitrarias. A chamada pisão para averiguação, do tempo da ditadura militar.
Então Governadora, não pegue corda de delegados inescrupulosos que desejam as celas em delegacia, para manter gente presa arbitrariamente e forçar familiares a pagar propina. Fortaleça a ouvidoria, a corregedoria, o sistema penal e a academia de polícia.
A Policia Militar é preventiva e ostensiva. A Policia Civil é administrativa, investigativa, em auxílio ao Poder Judiciário.
A Segurança Pública é um problema mais complexo do que a Senhora pensava, mas aceite o desafio em nome da sociedade.

A Castanheira do Castelo dos Sonhos

Por causa do episódio da mocinha estuprada na delegacia de Abaetetuba, passou despercebido, no Programa Fantástico, deste domingo, a notícia da castanheira queimada que o Greenpeace conseguiu autorização Ibama para transportar e usar em exposição nas grandes cidades, mas que madereiros de Castelo dos Sonhos, no Pará, onde castanheira foi queimada, impediram, a base da força, a sua retirada. O fato expõe o Pará negativamente, e isso é um problema de todos nós.

Violência sexual contra mulher

A Prefeitura de Belém, para provocar ainda mais a Governadora, realizou neste domingo um evento na Praça Batista Campos dedicado ao combate a violência sexual contra mulheres, só não levou a inocente menina de Abaetetuba, porque esta não está mais no Pará, levada por autoridades federais para ser acolhida em outro Estado da Federação. A revista Veja publica uma reportagem contando as torturas e violência sexual sofrida pela garota.

Plante uma árvore

Cada árvore absorve até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é um bom abrigo para aves, para ajuadar o plente, plante uma árvore. Mas se você mora em apartamento ou não tem epaço para plantar, increva-se em programas de plantio pela internet, como o Clickarvore .

A menina de Abaetetuba

O caso da menina de Abaetetuba levanta muitas lebres.
1. A menor tem proteção legal do Estatuto da Criança e do Adolescente o que não foi respeitado;
2. A lei das execuções penais e o bom senso informam que não se pode misturar mulher e homem na mesmas cela e, também, criminosos devem ser separados segundo o tipo e a gravidade do delito.
3. A menor foi denunciada por seus patrões, ou seja, estava trabalhando como empregada domestica sem qualquer proteção legal;
4. Os policiais tentaram fraudar documento comporbatório da idade da jovem para aliviar a gravidade do delito;
5. o Governo atual ameaçou investigar o Governo anterior como se isso tivesse o condão de modificar o fato.
A atitude mais sensata é assumir o erro e solucioná-lo ou adotar medidas mitigadoras.

Silvio Gusmão vence na UEPA

O professor Silvio Gusmão e a professora Albene receberam 33,29% dos votos na UEPA e encabeçarão a lista tríplice, o candidato do professor Mário Cardoso, o ex-vereador Bira Rodrigues, foi o segundo colocado. Espera-se coêrencia da Governadora em nomear o primeiro colocado como sempre o PT defendeu.
O professor Mário Cardoso pode dar o primeiro passso divulgando logo seu apoio ao professor Silvio e aconselhando Bira Rodrigues a dessistir de pleitear o cargo, pois foi esta sua posição quando o governador Almir Gabriel nomeou a professora Izabel Amazonas e não ele que tinha sido o primeiro colocado nas eleições.

Pobre Belém do Dudu

Comecei pela Vila da Barca minha peregrinação por Belém. Pretendo, até o dia da Convenção Municipal do PV, visitar lideranças e bairros para ouvir os problemas, recolher soluções e inserir num futuro programa de governo do Partido Verde para Belém. Por onde ando é só escandalo.
--------------------

Vila da Barca. O Projeto de Urbanização é um tremendo fiasco. Até agora menos de 30% das casas estão construídas e ameaçam desabar por falta de estrutura. A Prefeitura já empenhou mais de 20 milhões para uma empresa chamada UNI Engenharia que ameaça abandonar o projeto.
--------------------

Jurunas. As ruas estão abandonadas e a violência tomou conta do bairro.
--------------------

Bengui. A duplicação da Rua Ajax d'Oliveira está paralisada a mais de 8 meses sem qualquer explicação. As obras de urbanização mal feitas, dizem, está sendo construída por uma empresa do Sr. Sarub, dirigente do PTB.
--------------------

Icoaraci: A prefeitura cortou o dinheiro da Agência Distrital e a única obra que está fazendo é a mudança do trânsito nas principais ruas da Vila. Outra coisa, mudaram, sem conversar com a comunidade, o nome da Rua Cristovão Colombo para Rua Lopo de Castro. A população não está nada satisfeita!

Quem vive trepado é guariba

Ontém, na Praça Batista Campos, um senhor, vendedor de coco, assistia televisão quando apareceu uma imagem de São Paulo com muitos edifícios. Eu lhe disse: Belém vai cabar assim! Ele concordou, lamentou e tascou: morar nestes prédios deve ser muito ruim. Não se pode criar uma galinha. Não se pode assar um peixe. Nem música alta se pode ouvir. Isso é lá vida!!! Quem gosta de viver trepado é guariba.

Puniçao aos culpados

Uma adolescente é presa ilegalmente e colocada numa cela com 20 homes por trinta dias em Abaetetuba, onde foi estuprada e sofreu toda sorte de violência. É um ato violento e asqueroso praticado por autoridades policiais do Pará. O Governo tem que reparar o grave delito punindo os responsáveis e custeando o tratamento da vítima, além de indenizá-la pelo abuso inominável.
Acredito que essa situação repugnante não conta com o apoio da Governadora Ana Júlia, ao contrário, Ela, como a primeira mulher a governar o Pará, vai agir com rapidez e tomar as medidas adequadas.
Leia a seguir um resumo do depoimento de Cardias publicado pela Assessoria de Imprensa do TJ-Pará:

O ex-policial civil declarou ao juiz que não conhecia as vítimas e assumiu a autoria de apenas uma das mortes e que José Marroquim teria praticado o outro homicídio. Ele responsabilizou o empresário João Batista Ferreira Bastos de ter planejado e comandado todo o homicídio contra os irmãos. Segundo Cardias, ele fora contratado para recuperar os cheques que estavam em poder dos irmãos. Ele disse que, após os dois terem recuperado os cheques que estavam em poder das vítimas, o emrpesário teria dado outra ordem, que supostamente teria vindo dos sócios de Chico Ferreira e citou os nomes de Marcelo Gabriel, filho do ex-goevernador Almir Gabriel e Carlos Maurício, sem mencionar o sobrenome do segundo sócio. A promotoria já pediu à polícia para investigar os dois citados por Cardias.

Cardias contou, na plenária do júri, que foi procurar Chico Ferreira por intermédio de Luiz Araújo de quem é amigo há cerca de 10 anos. O réu contou que estava passando por necessidade e precisava de ajuda “minha família estava passando fome”, declarou. O dono da Service Brasil prometeu ajudá-lo, mas disse que precisaria de alguns serviços do ex-policial civil, em troca da ajuda. Segundo revelou o empresário pagaria ao ex-policial a importância de R$200 mil.

No interrogatório pestado por Cardias, o dono da Service Brasil teria feito uns investimentos e se envolveu com agiotas perigosos. Segundo Cardias, o empresário teria dito “fiz uns investimentos com políticos e caiu na besteira de pedir dinheiro a agiotas. Els são perigosos e estão me ameaçando”.
O réu contou, ainda, que Chico já teria pago oito milhões, e eles (os agiotas) queriam, mais quatro milhões”. Cardias disse que o empresário teria pressionado a fazer ‘o serviço’, ou seja, matar a presidente do Ipasep, e os parlamentares Waldir Ganzer e Paulo Rocha, mas que este teria recusado. Aceitou afinal participar do suposto assalto para recuperar o cheque, no valor de um milhão e meio.

Os novelinos

A campanha que a família novelino faz imitando os movimentos sociais quando clamam por justiça para os seus mártires é um pouco demais. A frase: "O Pará Pede Justiça" além de ser uma inverdade, pois ousa falar em nome de toda a população sem procuração para isso, é um ataque desnecessário a credibilidade do Poder Judiciário, pois o processo correu e o julgamento está marcado, o resultado depende dos jurados e nada pode influenciar na soberania do juri popular.
O crime foi bárbaro, porém por motivação individual e particular. A conotação política que tentaram dar, envolvendo Marcelo Gabriel, Paulo Rocha ou Valdir Ganzer, até hoje não foi provada. Se o Chico Ferreira pediu dinheiro emprestado para financiar campanha eleitoral ou mesmo para rasgar, pouco importa para o evento criminoso, pois não foi isso que o motivou a praticar os crimes. Supõe-se que os juros estorsivos da agiotagem e a pressão desmedida impostas pelos cobradores tenha influenciado muito mais na atitude do mentor dos assassinatos.
Se quiserem, os novelinos podem usar melhor e mais humanitariamente sua campanha financiando as buscas ao assassino das crianças da CEASA ou do Lavrador de D. Eliseu, por estes o Pará deve pedir justiça, sim!

A disputa da grande imprensa

O Liberal deste domingo publica na coluna "PorDentro", assinada pelo jornalista, consagrado e premiado, Ronaldo Brasiliense, uma entrevista com Francisco Victer, presidente de uma tal União das Industrias Exportadoras de Carne do Estado do Pará, atacando a exporação de boi vivo que, para ele, é um tiro no pé, pois "cria uma concorrência desigual e até mesmo desleal, tornando uma ameaça clara à estabilidade da indústria da carne deste Estado."
O Diário do Pará, na mesma data, publica uma entrevista com o agropecuarista e líder sindical Diogo Naves defendendo a exportação do boi em pé como uma conquista de mercado, um aval de qualidade do rebanho paraense e porque a industria frigorifica local não tem capacidade de absolver toda a produção de gado para abate.
Nesta briga estão em lados opostos o cartel dos frigoríficos e os pecuristas. Os frigoríficos querem ditar o preço, forma e prazo de pagamento, além de controlarem todo abate, não permitindo questionamento quanto ao peso e descartes de animais reprovados na inspeção sanitária, provocando sérios prejuízos ao setor.
Os pecuristas descobriram, na exportação de boi em pé para o Líbano, uma maneira de escoar o gado e controlar a oferta, influenciando no preço. A exportação, porém, não deixa imposto para o Estado e ainda não tem infra-estrutura porturária adequada, mas isso é um problema governamental.
Com relação a grande imprensa fica apenas o registro da coincidência dos dois grandes jornais
abordarem no mesmo dia, um mesmo tema, por lados opostos. Parece até jogo combinado.

Planeta Sustentável - Manual de Etiqueta

A Editora Abril lançou um encarte na "Revista Veja" chamado Manual de Etiqueta, com 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade. É uma boa idéia que vale ser incentivada. Para ter acesso ao Manual basta acessar o site http://www.planetasustentavel.com.br/

Bondinho do Edmilson

Andei de Bondinho neste feriado. Foi uma experiência interessante. Os passageiros eram 90% de Belém, senhores e senhoras com netos ou filhos pequenos, todos com saudades de Belém de outrora.
Na Estação compramos um bilhete por 1,00 real, esperamos 10 minutos para embarcar e fomos, eu e meus dois filhos, numa viagem pelo tempo. Os funcionários, cheios de boa vontade e inexperiência, se atrapalham no embarque dos passageiros, nota-se um certo improvisão no negócio.
Dentro do bonde a Funcionária anuncia que o passeio seguirá pela Via dos Mercadores, hoje João Alfredo, porém, alerta que o percurso será pequeno por causa dos camelôs que não deixam o bonde passar até a Santo Antônio. Explica aspectos da nossa história e do projeto de resgate do bondinho.
O Bonde é charmoso, basta só um pouco de atenção do atual prefeito, que é de Tracauteua e não tem tanto amor por Belém, como diz a propaganda oficial.
Parabéns ao Edmilson pela idéia.

Esta é para o feriado

As indagações abaixo foram feitas por LULA em discurso proferido no Encontro de Fundação do PT. Hoje, depois de tantos anos, dois governos nas costas, quem se arrisca a responde-las?

"Há muita gente que pergunta: qual é a ideologia do PT? O que pensa o PT sobre a sociedade futura? Aqueles que colocam tais perguntas avançam, ao mesmo tempo, as suas próprias interpretações, que visam, em alguns casos, criticar o Partido. Não seria o PT apenas um partido trabalhista a mais? Não seria o PT apenas um partido social-democrata, interessado em buscar paliativos para as desigualdades do capitalismo?"

O PT de Ontém

Como registro para história reproduzo um trecho do Programa de Governo LULA para as eleições de 1994. Era o tempo do Governo Democrático e Popular.

"LUTA PELAS REFORMAS
Daremos prioridade ao debate programático porque será vital para a vitória e para o êxito do Governo Lula que milhões de brasileiros ergam as bandeiras da reforma agrária, da distribuição da renda, da retomada do crescimento econômico em novos padrões, da erradicação da miséria, da revolução educacional e da recuperação dos serviços públicos, imprimindo ao seu voto um conteúdo consciente.
A difusa vontade de mudança que hoje se aglutina em torno de Lula precisa ser politizada e transformada em compromisso concreto de luta pelas reformas. E isso não pode ser obtido, à escala de milhões de cidadãos, apenas com a publicação de um programa geral, por mais consistente e fundamentado que seja.
É preciso que o conteúdo amplo de nosso programa de governo seja resumido em um núcleo compacto de idéias-força facilmente assimiláveis até pelos brasileiros de pequena ou nenhuma escolaridade. Emprego, salário decente, comida, terra, casa, escola, saúde, cadeia para os corruptos, fim da violência, são alguns dos temas centrais que requerem ênfase especial durante a campanha, seja sob a forma das "cinco pontas da estrela" , dos "treze pontos do Lula" ou qualquer outra fórmula simbólica de impacto. Nesse sentido, muito antes do 3 de outubro será necessário lançar projetos concretos, detalhando todas as iniciativas que serão adotadas pelo novo governo relativamente a tais idéias-força, apresentando prazos, metas e números palpáveis.
Dessa maneira, seremos capazes de responder ao desafio que é a ecessidade de gerar um clima contagiante de mobilização popular, em escala nacional, como condição indispensável para a vitória e garantia de realização do programa transformador.
As idéias-força não devem ser assumidas apenas por seu sentido pedagógico e como instrumento de propaganda em escala de massa. Elas são muito mais do que isso. Representam um eixo central para toda a nossa argumentação de campanha. Cada debate sobre dívida externa, dívida interna, privatizações, estatais e controle da inflação não pode ser aceito por nós no contexto frio da racionalidade econômica, onde a fome e a miséria se diluem em estatísticas abstratas.
Deve ser travado, obrigatoriamente, em conexão direta com o enfoque da miséria, do desemprego e da falta de escolas e hospitais. Porque, se é para combater a fome, gerar empregos, garantir moradia, terra, educação e saúde, a população assumirá perfeitamente a necessidade de qualquer alongamento na chamada dívida pública, dureza no tratamento da dívida externa, a defesa do patrimônio representado por estatais necessárias, como a Petrobrás, o Banco do Brasil etc."

Fundação do PT

Segundo a Lei Orgânica, cada partido político no Brasil, é obrigado a constituir uma Fundação para promover a formação e a divulgação de suas ideias programáticas. Apenas por curiosidade, a fundação do PT chama-se Fundação Perseu Abramo.

Inocência

Posted by Picasa

Museu de Arte Sacra da Diocese de Bragança


Neste sábado, dia 10 de outubro, participei de uma cerimônia no novo Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário. Este espaço, organizado pelo Padre Gerenaldo Messias e pelo Bispo Diocesano D. Luís Ferrando, teve o apoio do Governador Simão Jatene que atendendo um apelo meu, como Chefe da Casa Civil, disponibilizou R$ 200 mil para construção. O Museu expõe peças de 1700 que contam a história de fé do povo da região bragantina. Entre as peças expostas está a primeira berlinda do Círio de Belém.
Posted by Picasa

B Luz no Museu de Arte Sacra

O artista plástico B.Luz expõe seu talento no novo Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário em Bragança. O tema da exposição é a Estrada de Ferro Belém-Bragança. Vale a pena dar uma olhadinha e conferir o talento do artista bragantino.
Posted by Picasa

Círio de Bragança

Posted by Picasa

Círio de Bragança

Posted by Picasa

Círio de Bragança

Posted by Picasa

Círio de Bragança

A classe política bragantina, que trava uma disputa prá lá de acirrada, aliás como é histórico no Município, desde os tempos de Lobão da Silveira e Augusto Corrêa, deverá dar uma trégua neste final de semana. A Cidade vai homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Hoje é a procissão rodoviária, amanhã, às nove horas, será a vez da procissão fluvial e domingo a caminhada pelas ruas da Bragança. Após a procisão, todos comendo o pato no tucupi acompanhado da farinha lavada do Camutá.

-------------

O Blog irmanado aos apelos do Bispo diocesano, D. Luiz, aproveita para apelar aos festeiros que manerem, ou, como diz a gíria: peguem leve!!!

Temporários

Secretários de Governo estão reunindo os temporários para acusar o ex-governador Simão Jatene de ser o culpado pela situação atual dos mesmos. Não adianta querer encontrar chifre na cabeça de cavalo. O problema existe e quem está governando deve encontrar a melhor solução possível. Torço por isso.

PSDB e a CPMF

O Senador Flexa Ribeiro, por telefone, nos convidou para a Convenção do PSDB que será neste domingo na Assembléia Legislativa, aproveitando o embalo, perguntei sobre a posição do PSDB na votação da CPMF e o Senador garante todos votarão contra. Vamos conferir.

Eleições Municipais

Há nove meses que as pesquisas em Ananindeua apontam o candidato Manoel Pioneiro em primeiro lugar.

--------------

O candidato Edmilson Rodrigues, embora figure em primeiro lugar nas pesquisas para Prefeitura de Belém, pode desistir da disputa. Não conseguiu apoio do PT e seu partido não tem base e nem tempo de televisão.

-------------

O candidato Priante precisará do apoio da Governadora e do PT se quiser disputar as eleições em Belém. Daqui por diante a pressão será grande nessa direção.

Temporários, o que fazer?

Conviví com o problema temporários em todos os polos possíveis. Quando deputado do PT e na oposição ao Governador Jáder, adotei a posição da nossa bancada, que era contrária a contratação temporária fora dos parâmetros da Lei Complementar de autoria do deputado Zeno Veloso. Essa lei determinava que os contratos, fora do concurso público, eram apenas para situação emergêncial. O Governador Jáder, contrariando os termos da lei, criou uma cota de temporários por deputado da base aliada e fez um verdadeiro festival. Para se ter idéia, um dia antes do Jáder passar o Governo para Carlos Santos a Casa Civil contratou mais de 4 mil temporários.
Toda vez que estava para vencer os contratos o deputado Antenor Bararú, instruído pelo Palácio dos Despacho, apresentava um projeto prorrogando o prazo e era um Deus nos acuda, pois os temporários ocupavam as galerias da Assembléia Legislativa para vaiar os deputados do PT que sempre votam pela realização do concurso público.
Esssa situação foi se prolongando e me alcançou novamente na condição de Chefe da Casa Cilvil do Governo, agora do outro lado do balcão e com o problema bem maior, pois o tempo já havia piorado a situação. O governador Jatene, porém, atendendo a equipe de governo e sensibilizado pelo problema, optou por um plano criterioso de substituição através de concurso público, distrato dos mais recentes e determinou a elaboração de um programa social, via Banco do Cidadão, para incentivar o recomeço de muitos que haveriam, por força do Termo de Ajuste de Conduta assinado com o Ministério Público do Trabalho, de perder seus empregos. Fizemos isso sem tumultuar a vidas das pessoas e sem deixar de atender a comunidade.
Hoje o problema me alcança novamente na condição de amigo de muitos temporários e, com eles, tenho vivido suas dores e angustias pela possibilidade perder o emprego. Continuo á favor do concurso público, mas diante de programas como o bolsa família, acredito que aprovar a Emenda Constitucional para deixá-los no emprego não faria tanta diferença para o Estado e seria mais um programa social do governo. O que vocês acham?

O Brasil é do LULA

R$ 42.046.365,00, este é o valor transferido em 2007 pelo programa Bolsa Família só em Belém. Em Bragança foram 7 milhões. Mas não é só isso. As duas Superintendências do INCRA no Pará repassaram para assentamento mais de 60 milhões. O Ministério do Desenvolvimento Agrário, apenas para um convênio com uma cooperativa de Marabá, gastou 10 milhões.
Diante desse quadro e conhecedor dos beneficiários dos recursos públicos chego a conclusão que o terceiro mandado pode até ser um atentado a democracia e ainda constranger muita gente, mas é um caminho que não deve ser desconsiderado, pois se fizerem plebiscito o povo aprovará e não será democrático.
Eu sou contra. Ditadura nem do proletariado. Isso nunca deu certo. Vamos nos unir suprapartidariamente para impedir essse caminho sem volta. O PT que arranje um candidato a altura e venha disputar nas urnas. Ditadura é quem nem coceira, basta começar. Como diz o meu amigo Edmir, grande jogador de futebol dos áureos tempos do esporte paraense, "pode virar coceira de macaco que não acaba nunca".

Temporários no Governo

A Bancada do PT ainda não se acostumou com a condição de Governistas que lhes deram as urnas. No caso dos temporários os deputados resolveram seguir um ato público na Praça Batista Campos e participar de uma rodada de negociações com o Promotor do Trabalho, numa típica ação de oposição. Muito embora a boa e velha democracia diga que os governos são temporários, mas governista é governistas enquanto o mandato durá.
Vamos ao problema. Os temporários foram contratados pelo Estado. O Estado assinou um Termo de Ajuste de Conduta se comprometendo a demitir e convocar concurso público. Para revisá-lo O Estado deve, através da Procuradoria Geral, buscar o Poder Judiciário. Basta então a Governadora determinar esta providência e os Procuradores buscarem entendimento com o MPT. Não precisa de ato público, pois o Judiciário e o MPT só agem segunda a lei. Então precisa de Lei? Os parlamentares devem ser acionados para apreciá-la e resolver o problema. Tudo mais é exagero da oposição.
Ou os deputados do PT encenaram para agradar os temporários ou no fundo sentem que são temporariamente governistas.

Deputados fazem reunião para apurar danos causado pelo Porto da Cargil

Calma gente! Não é aqui e nem são os nossos deputados. A coisa é no Paraguai.
Comissão da Saúde Pública, integrada por parlamentares paraguaios, participou ontém (31/10), a partir das 8:30 horas, de uma conferência de imprensa sobre os danos à saúde da população que a construção do mega Porto Granelero, da empresa multinacional Cargill, a 500 metros do Rio Paraguai, poderá causar.
A localização do Puerto Cargill é uma ameaça à salubridade pública, pois se encontra a somente 500 metros, rio acima, das principais captações de água da Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (ESSAP), que é distribuída para mais de 95% da população do município de Assunção e para habitantes dos municípios de Mariano Roque Alonso, Luque, Fernando de la Mora, San Lorenzo, parte de Limpio e Villa Elisa. São, no total, 1.1 milhões de pessoas em risco.
No Paraguai, a Cargill monopoliza 30% das exportações de grãos de soja, no ciclo 2006/07 foram produzidas cerca de seis milhões e duzentas mil toneladas, Cargill vendeu quase um milhão e novecentos mil toneladas.
Fonte:AmbienteJá / Adital.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB