Escrevendo sobre o PT II

No Pará a história do PT ganha a cor local e os momentos políticos daqui. A primeira comissão provisória do PT paraense foi presidida pelo ex-deputado Paulo Fonteles e a segunda pelo ex-deputado Durbiratam Bira Barbosa. Cada um liderava um grupo político.O PT do Pará nessa eleição acabou escolhendo dois candidatos, um na pré-convenção, Professor Nazareno Noronha; e outra na convenção oficial, Professor Hélio Dourado. Os grupos descontentes aproveitaram a confusão das duas candidaturas para pregaram o voto camarão ou voto útil no PMDB, cortando a cabeça do candidato oficial do PT em apoio a Jader Barbalho, do PMDB. Solicitaram também que a Direção Nacional interviesse na Direção local do PT, por esta não respeitar a democracia interna, que consistia e levar a convenção apenas o nome do candidato aprovado na pré-convenção.
A intervenção ocorreu e o Professor Nazareno Noronha foi encarregado de restabelecer a paz no Partido. Essa foi a primeira crise interna do PT do Pará. Entre os afastados estava o Presidente Bira Barbosa e o Tesoureiro Paulo Rocha.
A título de curiosidade: o primeiro funcionário do PT no Pará foi o companheiro Luís Araújo e a sede era na Rua Manoel Barata esquina da Travessa Frei Gil de Vila Nova.
Os grupos que apoiaram Jader e o PMDB ficaram com a intervenção e com a tarefa de reorganizar o Partido. Os intervidos resolveram jogar suas forças na construção da Central Única dos Trabalhadores. Paulo Rocha ganhou as eleições sindicais e foi presidir o Sindicatos dos Gráficos que juntamente com a Associação dos Sociólogos do Pará formaram o núcleo da pró-CUT e a primeira direção da CUT. Bira Barbosa voltou a militância sindical, pois havia sido demitido pelo Governador Alacid Nunes por haver liderado uma greve dos professores, para apoiar a fundação da FEPPEP, que era a organização sindical dos professores da rede publica. Lembrem-se que os servidores públicos eram proíbidos de se filiarem em sindicatos.

Escrevendo sobre o PT I

Divido a história do PT em quatro partes. A primeira é aquela que vai da sua fundação até o V Encontro Nacional. A segunda inicia com a aplicação das teses do V Encontro Nacional, encerrando-se com a avaliação das eleições de 1989. A terceira começa com o governo paralelo e as caravanas de cidadania e vai até o primeiro governo Lula. E por último, a quarta parte, é essa que estamos vivendo hoje, o segundo governo LULA.Os partidos ou organizações comunistas e/ou socialista que militavam no MDB, apostavam que as eleições de 1982 seriam fundamentais para derrotar eleitoralmente a ditadura militar e viam no movimento de criação e afirmação do PT uma tática divisionista. A Revista do PC do B, por exemplo, publicou uma entrevista do seu secretário-geral, João Amazonas, onde aquele líder comparava o PT ao Partido Trabalhista Inglês e fazia sérias acusações a Lula, chamndo Lula de social democrata. A tática destes partidos era impedir que o PT disputasse o pleito de 1982, pois a palavra de ordem era: voto útil no PMDB. O PMDB foi vitorioso, mas o PT cumpriu o papel de fazer uma campanha diferenciada e educativa, pregando a tese de que trabalhador deveria votar em trabalhador, era o chamado voto classista. A tese preponderante no PT era de acreditar nas eleições apenas como um momento tático e estrategicamente deveríamos preparar a verdadeira revolução e a tomada do poder.

Frase envida pela Tereza

Esta frase me foi enviada por uma amiga.
«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
Frase do dia ... do mês .. do ano ... do século !!!!!!!!
Tá na hora de mudar o Renan.

Lauande Assassinado

Meus pêsames a família do companheiro Eduardo Lauande, assassinado neste final de julho, após assalto. Conhecí o Lauande com militante do Partidão e depois do PPS. O Lauande era um comunista alegre nos tempos em que ser comunista era ser sisudo. Lauande sempre tinha uma boa piada para amenizar o papo sério. Estudioso e dedicado as boas causas.
O assassinato do Lauande choca pela violência e pela incapacidade do Estado Brasileiro de amenizar o problema da segurança pública. Todos temos um pouco de responsabilidade nisso.
Lauande. Descanse em paz.

Aos Petistas de Hoje

Meu amigo Lauande noticiou no seu blog que Eu, provavelmente, seria postulante ao honroso cargo de prefeito municipal da minha cidade natal Belém do Pará. Alguns visitantes criticaram o Lauande e a mim, acusando-me de ser vendido aos tucanos e traidor da causa socialista ou, o que é pior, de ter traído o PT. Respondí as notas, pois as considerei injuriosas e, principalemente, desiformadas
Após este fato resolví abrir os ouvidos para os boatos e observar de onde procediam e o porquê deles. Percebo que parte são de adversários antigos, ligados a corrupção, os quais combatí como deputado estadual do PT em oito anos de mandato, quatro dos quais como líder da bancada. A estes não darei trela.
Outras procediam de petistas recem filiados, pensando em agradar seus novos chefes, a estes dou trela, pois o PT fez parte da minha vida e Eu da do Partido. Devo muito ao PT e no PT tem muito do meu suor.
O meu amigo Paulo Rocha (muitos deixaram convenientemente de declarar esta amizade) dizia: "só não quero ser injustiçado pela história". Para não sofrer injustiça estou disposto a escrever sobre estes fatos.

Termoelétrica Não!

A Companhia Vale do Rio Doce quer construír uma Usina Termoelétrica no Distrito Industrial de Barcarena, para produzir enérgia para o seus projetos. O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) será debatido em assembléias nos dias 24/08, 25/08, 31/08, 01/09, 21/09, 22/09 e 28/09, respectivamente em Abaetetuba, Barcarena, Acará, Mojú, Marituba, Ananindeua e Belém, convocadas pela SECTAN.
Independente de conhecer os detalhes desta usina termoelétrica, devemos ser absolutamente contra, pois vai queimar carvão e constribuir para poluir a atmosfera e elevar ainda mais a temperatura do Planeta. Tudo isso apenas para crescer os lucros da Vale do Rio Doce. O Pará tem a maior hidrelétrica em solo nacional que é Tucuruí.
A Termoelétrica não será, por exemplo, para abastecer o Marajó ou a margem esquerda do Amazonas, regiões que necessitam de energia para o seu desenvolvimento, ela servirá apenas para os empreendimentos da Vale.
Vamos nos mobilizar contra mais este abuso. Saiba, entretanto, que nesta luta não contaremos com os nossos políticos, pois uma parte significativa deles recebeu doações para suas campanhas vindas da Vale, e para saber quem e quanto foi doado a cada um basta acessar o site do TSE: http://www.tse.gov.br/

Ciclovias

Conforme prometí, vou comentar sobre a ciclovia da Almirante Barroso (tenho um conhecido que ainda chama de Tito Franco) A ciclovia da Almirante Barroso é única no mundo. Não por ser bela ou por ser extensa. É única por ser construída no meio da pista e não nas laterais, como é o padrão internacional. Decorre desse fato as suas deficiências. No Entrocamento ela termina próximo a um túnel, obrigando o ciclista a expor-se ao risco de trânsito intenso. Em São Braz, ao descer da ciclovia, o ciclista fica sem opção segura para prosseguir a viagem. Em toda extensão quem desejar ingressar na pista ciclística deve atravessar a Avenida com a bicleta na cabeça ou correr o risco de ser atropelado. Mas tem o mérito de ser única.

A Cidade é Para as Pessoas

Comentando com o Dr. Gabriel Guerreiro sobre a cobrança que me fizeram para publicar fotos das ciclovias feitas pelo Edmilson Rodrigues, na Almirante Barroso, este tascou a frase: "a cidade deve ser para as pessoas e não para os carros". Belém é a cidade que despreza os seus cidadãos para atender os interesses das fábricas de automóveis que querem vender cada vez mais veículos, não tomando conhecimento das consequências.

ACM x Jader

Será que Jáder Barbalho se reconciliou com o Senador Antônio Carlos Magalhães ou o Velho Toninho levou esta mágoa para o túmulo? Que Deus o abençoe.

Ciclista Sofre

Andar de bicicleta em Belém tornou-se uma atividade muito arriscada, não tem ciclovias, as calçadas estão tomadas por ambulantes ou são impróprias e os carros não respeitam o ciclista.
Os ambientalistas incentivam as pessoas a guardarem seus carros e usarem bicicletas, como uma forma de ajudar a combater o aquecimento global. Os médicos também aconselham o uso da bicicleta para melhorar o condicionamento físico e a saúde. Tem muita gente que usa a bicicleta como único meio de transporte e, por isso, não tem outra alternativa a não ser correr o risco de serem atropeladas. É triste ver ciclistas disputando espaço com ônibus e caminhões. O Prefeito e os Vereadores não se tocam para o problema.
Muitas cidades e países construíram suas ciclovias como uma necessidade urbana. Apenas para causar inveja aos nossos políticos mostro uma foto da ciclovia construída ao lado do calçadão de Copacabana, Rio de Janeiro, onde a Bebel, da novela Paraiso Tropical, começou a brilhar, uma beleza, não acham?


As Nossas Prisões Estão Lotadas de Jovens Pobres

Foi a que disse a matéria de O Liberal de Domingo. Hoje pela manhã o Jornal da TV Liberal repercutiu a matéria exibindo uma entrevista com o Professor Raul Navegantes. Lá pelas tantas, o Professor repetiu o Ministro da Justiça Ibrahim Abiakel dizendo que rico não vai para cadeia. E é verdade.
Por que isso acontece se a lei é uma só?
Os princípios de direito individual estão inscritos no art. 5º da Constituião Federal que começa assim: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrageiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade, nos termos seguintes:"
A lei é unica, a Polícia, o Ministério Público e o Poder Judiciário são os mesmos para todos as pessoas. Então por que só o pobre vai para cadeia?
Alguém poderia dizer: existem mais pobres do que ricos. Ou que pobre comete mais crime do que rico. Nada disso. A raiz do problema está na distribuição desigual de renda em primeiro lugar e depois na possibilidade de manejar os recursos disponíveis para defesa do direito. Ricos contratam e podem pagar bons advogados, que usam todo acervo de recursos, que não são poucos, em defesa daquilo que consideram serem direitos de seus clientes e que estão todos escritos na mesma Constituição Federal. Vou apenas citar alguns:
II - Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
X - são inviolável a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
XI - a casa é asilo inviolável do individuo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;
XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal;
LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;
LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;
LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatório;
É por usar tudo isso em sua defesa que o Rico só vai para cadeia após o trânsito em julgado da sua culpa. Pois ninguém (nem pobre, nem preto e nem prostituta) será julgado culpado antes da sentença penal condenatória da qual não couber mais qualquer recurso.

O Mercado do Treme e a Vaia ao Presidente LULA

A foto ao lado mostra o Mercado Municipal da Vila do Treme, Município de Bragança, no Pará. Este Mercado, segundo populares revoltados, foi inaugurado três vezes e não funciona.
É por isso e pelos escandalos envolvendo senadores, deputados, prefeitos, etc. que o povo desgosta dos políticos.
E o que isso tem a ver com vaia ao Presidente LULA?
Ouvi muitos amigos e muitas opiniões. Para uns as pessoas faltaram com respeito a autoridade do Presidente da República. Para outros a manifestação de repulsa é democrática. A todos, porém, a estranheza com a manifestação que destoa das pesquisas.
Pessoas ligadas ao grupo político do Presidente divulgaram versões, as mais estranhas. Disseram que no Maracanã não havia povão, a prova que não haviam negros. Que as vaias não foram espontâneas, mas fruto de ação de grupos organizados (será que meu amigo Babá estava no Maracanã) com proposito político.
Para mim, que assisti tudo atentamente, alias uma bela apresentação, um verdadeiro show, o povo vaiou em duas oportunidades: vaiou a delegação americana e vaiou o Presidente Lula. Isso é perfeitamente explicável. Assim como as vaias não eram para os atletas americanos, mas sim para o que eles representavam simbolicamente: os Estados Unidos e o Presidente Bush e sua arrogância internacional. Da mesma maneira como as vaias não foram para instituição presidencial e nem para pessoa do Presidente Lula, estavam claramente dirigidas a classe política e seus abusos. O País não aguenta mais os abusos dessa gente.
De qualquer maneira foi um bom teste, pois é a primeira vez que o Presidente aparece em uma cerimônia em território aberto, sem o controle palaciano.
Posted by Picasa

Mangue Não é Lama

Você está indo para uma das praias da costa atlántica paraense? Então olhe para os lados antes de chegar a arreia. O que você vê não é lama que deve ser aterrada ou lixeira onde se pode jogar latinhas de cervejas, embalagens vazias, sacos plásticos, etc. Olhe de novo, atentamente. Fite mais um pouco.
Quando voltar das férias pesquise a palavra mangue no seu dicionário ou na internet. Você encontrará muitas definições e um conjunto de informações sobre o mais complexo ecossistema que a natureza foi capaz de produzir.
O mangue funciona como amortecedor entre o mar e o continente. O mangue acumula micro-organismos e propicia o ambiente adequado para que as espécies vivas do mar possam depositar seus ovos e se reproduzirem. É do mangue que o mar, quando a maré sobe, retira o alimento para as muitas espécies que habitam suas águas salgadas.
No mangue tem peixe; caranguejo uça, maracuanim, aratu; ostra; mexilhão, bacterias e fungos. Tem também garça, gavião, guará e muitos outros pássaros. No mangue crescem arvores como a siribeira ou siriúba, orquideas, samambais. Ali você encontra o macaco e muitos bichos. O homem que tira sustento do mangue também habita o lugar. Tem até a lenda do cabocô Ataide, o guardião do mangue.
Preservar o mangue é, pois, preservar a vida. Pense nisso durante as férias e viva bem.

Jáder x PT

Em entrevista a Rádio Educadora de Bragança o deputado Jáder Barbalho propagandeou seu poder e sua influencia junto a Governadora Ana Júlia e anunciou que o PMDB terá candidatos a prefeito em quase todos os municípios, mas fez questão de frisar que Belém é prioridade.
É uma tática antiga de Jáder, as vesperas de vencer o prazo de filiação partidária, viaja pelo interior propagando a força do PMDB para atrair novos filiados. Já o PT, cristão novo, tenta atrair filiados com a força da máquina. É esperar para ver o final da novela.
O IBAMA está trabalhando muito em Bragança. Após a notícia de que um pescador foi abandonado pelo barco pesqueiro em um bote, sendo encontrado na Guiana Francesa, depois de uma semana a deriva, as autoridades federais, IBAMA, Capitânia dos Portos e Ministério de Trabalho, etc resolveram fazer uma operação em Bragança para regularizar o setor pesqueiro.
Estou com muita esperança que esta operação seja bem sucedida e corrija algumas graves injustiças cometidas contra os trabalhadores do mar, gente pobre, muitos analfabetos e sem documentos de identificação, mas que herdaram o conhecimento e o gosto pela pescaria e fazem disso sua forma de sobrevivência. Dignidade é tudo que eles precisam.

Bragança! Estou Indo.

Com muitas saudades estou indo para o sacrifício, passar o final de semana na Pérola do Caeté, nossa Bragança ou Braga para alguns. Respeito todas as Cidades do Pará, mas Bragança tem um charme todo especial. Algumas palavras só são usadas lá, exemplo, sururu para mexilhão; bibla para osga ou lagartixa. Em Bragança tem uma das melhores farinha do Pará, mas é só lá que fabricam a farinha lavada que não provoca azia. Em matéria de Peixe, o bragantino é metido. Eles chegam no mercado, olham uma gurijuba em cima do talho e vão logo perguntando - é da nossa? Em Bragança fazem o melhor peixe assado de brasa, chamado também de avoado, uma opção é na casa do Fred Braum, com uma cervejinha e acompanhado do amigo e maranhense da Ilha Pau-e-faca, Waltinho. Lá tem a Praia de Ajuruteua para quem gosta de mar, mas tem belos igarapés para quem curte sombra e água fresca.
E a noitinha as opções são variadas. Ficar na Fantástica olhando as meninas passeando na Praça das Bandeiras ou tomar um cervejinha gelada no Benquerença olhando o Rio Caeté. Você é quem sabe! Festas, muitas festas, mas só começam depois da meia-noite, não adianta chegar mais cedo.

A Rádio Cultura é Nossa

Oi Ré! Sou fã da Rádio Cultura. O Rádio do meu carro não consegue sintonizar direito as outras rádios, só dá Cultura. Mas, ultimamente, tenho flertado com outras emissoras. O motivo é que anda tocando umas músicas tão desconhecidas na Cultura. Parece que o programador coloca as músicas que ele gosta e esquece que a Rádio é do povo e as músicas devem ser tocadas para o povo.

Naufragaram Minhas Piadas de Cametá

Outro dia, em um comentário aqui no blog, alguém disse que lembrava de mim pelas piadas. Tá bom, eu confesso: adoro uma boa piada. Ainda mais quando é bem contada. Minhas piadas preferidas sobre Cametá sempre usavam como cenário o cais da cidade e o barco "Jubileu". Agora, com desatre da embarcação que navegava a trinta anos, passando sempre pelos mesmos locais e foi a pique em um banco de areia, próximo a Vila Maiuatá, sem deixar vítimas, não contarei mais aquelas piadas, pois afundaram junto com o "Jubileu". Não vou substituir por outro barco. Até porque muita gente hoje está viajando pela PA-140 e usando as balsas para atravessar o Tocantins. Os costumes estão mudando, alguns encalhando nos bancos de areia e perdendo a vida. Foi-se o "Jubileu", com ele muitas lembranças.

Eleições Municipais

Começou bem cedo a campanha eleitoral para prefeito.
  • A ex-vereadora Gisela foi a mais nova coptada pelo PMDB de Ananindeua.
  • Os senadores Mário Couto e Flexa Ribeiro, percorrem municípios do Sudeste do Pará em plena campanha, aliás a dupla de senadores do PSDB andam tanto juntos que tem provocado especulação quanto ao comando do partido.
  • E por falar em eleições municipais, se fosse hoje estariam certos como prefeitos: Seu Waldemar em Canaã dos Carajás; Chamonzinho em Curionopólis, Bel Mesquita em Parauapebas e Asdrubal Bentes em Marabá. Perde o PT. Cresce o PMDB.

DRT Pará Promove Seminário

O Delegado Regional do Trabalho, Fernando Coimbra, por telefone, nos informa que a DRT/Pa. e o Ministério do Trabalho estão realizando, desde hoje, no Hotel Beira Rio, o I Seminário de Logística e Administração. A estrela do evento será o ex-prefeito Ronaldo Lessa que chega amanhã na Cidade. Fernando faz um tour com o Ronaldo Lessa. Só não mostra a "faixa do cidadão" essa calçada horível que o DUDU está construíndo em Belém.
Parabéns a nova equipe da DRT/Pará.

Estado do Carajás

Em Marabá, um militante da causa do Estado do Carajás, tentou pregar um adesivo pró-emancipação em minha blusa. Eu, delicadamente, disse que não aceitava, pois sou a favor do Pará inteiro. O Rapaz tentou argumentar, mas disse-lhe: não perca seu tempo comigo. Conheço bem a polémica, os prós e os contras, e mesmo assim continuo achando que unidos seremos mais fortes.
Fui socorrido pelo amigo, a bem da verdade separatista, Luciano Guedes, futuro prefeito de Redenção, que, chamando o Rapaz de lado, demoveu-o da idéia de continuar polemizando.

Sem Terras Fecharam Estrada no Sul do Pará

O Posto de Governadora é honrosso e ao mesmo tempo cheio de simbolismo e responsabilidades. É justamente esta responsabilidade que invoco agoro que venho de um dia de viagem ao Sudeste do Pará e vi o clima tenso que está tomando conta da Região. De um lado os produtores rurais com suas terras invadidas exigindo o cumprimento de mandados de reintegração de posse, de outro os sem terras, ocupante de fazendas, ameaçando resistir e já fecharam a Rodovia PA-150 a altura de Edorado dos Carajás, perto da Fazenda Peruana.
Somem-se a tudo isso uma grande insatisfação dos Comandantes da Polícia Militar em missão na área.
Isso tudo acontencendo no momento em que o Estado do Pará consegue certificado internacional, que o torna livre de febre aftosa e lhe dá direito de vender carne para todos os mercados, provocando, nos produtores um misto de alegria e tristeza.

XXI EXPOAMA

Estou em Marabá, acompanhado do Dr. Moises, delegado do Ministério da Agricultura no Pará e do Joel Bitar, presidente e incentivador dos Criadores de Ovino, participando da XXI EXPOAMA e da inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Marabá, construída através de convênio com o Governo do Estado. Ficou um bela sede.
A Exposição está um verdadeiro sucesso de negócios, mostrando a força da agricultura da região Sudeste do Pará.
Parabéns a diretoria do Sindicato pelo belo trabalho realizado. Parabéns ao presidente Aparecido Coêlho, James Simpson, Virgilino Camargo, Antonio Sobrinho Miranda e o querido amigo Diogo Naves.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB